VÍCIO DE VICE?
Apesar de candidato, o vice-prefeito Edson Scabora parece ter adquirido uma espécie de “vício de vice”. Em seus programas eleitorais aparece calçado por figuras políticas maiores como o prefeito Ulisses Maia e o governador Ratinho Jr.
COMPLICOU
Mas essa fé de obter melhor resultado eleitoral com terceiros gera prejuízo para Scabora. A Justiça Eleitoral – a princípio – tirou dois programas dele do ar na TV e no rádio.
INTERESSADO
A ação que resultou nessa ausência parcial forçada – mais multa de R$ 25 mil – na reta final de campanha foi do pastor José dos Santos, candidato a prefeito pelo partido Mobiliza. O mesmo que fala sobre inspiração divina para sua campanha.
ENTREVEROS
Prosseguindo até a próxima semana, a campanha parece partir para uma fase apimentada. Tem candidatos abrindo a mala de ferramentas para contestar e criticar os adversários com maior veemência.
A PR DE NOVO
Completa 3 anos a conturbada duplicação da PR-317 no trecho entre Maringá e Iguaraçu. Ontem uma constante que tanto se repete que parece notícia velha: parou novamente.
CAMINHÕES CRUZADOS
Segundo um caminhoneiro que passou pela PR ontem à tarde, os portões da empreiteira estavam cercados por caminhões parados. Na suposição dele, tudo indica que os funcionários cruzaram os braços. Possivelmente por falta de dinheiro.
RETALHOS
Depois dos esperneios coletivos regionais o DER, é bom lembrar, agiu na obra, melhorando sinalização e fiscalização. Mas quando o problema é na empresa, tudo para deixando exposta uma verdadeira colcha de retalhos de trechos feitos aqui e ali.
DIVERSIDADE LEGISLATIVA
Alguns dados gerais sobre os 359 candidatos a vereador em Maringá. 184 (51,25%) declararam ser héteros; 168 (46,80%) preferiram não especificar a orientação sexual, e 7 (1,95%) da comunidade LGBTQIAPN+.
IDOSOS
Alguns dados sobre a participação cada vez mais numerosa da Terceira Idade nas eleições de Maringá. Dos candidatos a vereador, 3 têm mais de 80 anos e 12 estão com idades superiores aos 75 anos. Não vou listar, mas a maioria é muito conhecida e alguns não aparentam as idades avançadas.
EVANDRO OLIVEIRA
Interessantes as entrevistas do candidato a prefeito Evandro Oliveira (PSDB), ontem na Jovem Pan, Rádio Pinga Fogo e TV Cultura. Está na contramão da promessa populista de Tarifa 0 em Maringá. Defende tarifa administrada e que pague quem utiliza o sistema.
“ZUMBIS”
Ao contrário da atual administração, Evandro também pensa como necessária a reabertura do Hospital Psiquiátrico de Maringá. Para ele é parte da solução para o problema da Cracolândia que está se instalando no centro da cidade.
METAL LÍQUIDO
A Anvisa divulgou ontem em Diário Oficial a proibição para a fabricação, importação, comercialização e uso em serviços de saúde de termômetros e medidores de pressão arterial que utilizam mercúrio, metal líquido altamente contaminante.
DESCARTE
Esses equipamentos devem ser retirados de uso e descartados seguindo as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, estabelecidas pela Anvisa em 2018. O descumprimento dessa norma é considerado uma infração sanitária e pode acarretar responsabilidades civis, administrativas e penais.
ROÇADAS
A prefeitura habilitou três empresas para roçar terrenos baldios do município e de particulares relaxados em Maringá. As roçadas combatem o mosquito da dengue, outros bichos nocivos e promovem contribui para a segurança pública.