VIA SACRA
Deu xabu, ontem de novo, o andamento do caso da vereadora Cris Lauer que há meses, dizem, seria cassada antes da eleição do próximo dia 6. Inflamados torcedores prós e contras posicionados, o presidente Mário Hossokawa abriu e… em seguida encerrou a sessão.
JUDICIAL
O vapt vupt foi consequência de liminar conseguida pela defesa da vereadora. O juiz eleitoral Rafael Altoé determinou à Câmara a suspensão do procedimento de cassação. O processo só deverá ser reiniciado após a eleição, possivelmente no dia 7, segunda-feira.
THE FLASH
Detalhe sobre a liminar: ela foi assinada pelo juiz sete minutos após as 14 horas, o horário marcado para a sessão. Chegou às mãos do presidente Hossokawa a tempo porque atrasou o início da abertura, por volta de 14h40. E durou apenas 4 minutos e meio!
CAP
Reclamação recorrente e justa de alunos do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM: a energia é instável e frequentemente desliga os aparelhos de ar condicionado. Como as salas são pré-moldadas em concreto, o calor torna-se sufocante. Qual órgão omisso vai resolver o problema?
DEBATE
O candidato a prefeito Silvio Barros (PP) se recusou a participar do único debate da atual campanha, promoção da Igreja Católica e da Cúria Metropolitana. E como se esperava foi classificado como “fujão” e criticado pela ausência.
ALVO
Mas quem mais sofreu ataques foi o vice-prefeito Edson Scabora. Inclusive por um desentendimento comercial com Juarez Arantes, falecido milionário local. Em 10 de setembro de 2016 Arantes, dizendo ser dono de 51% do curso Drummond, registrou queixa na 9ª. SDP contra Scabora por não mostrar o movimento financeiro da empresa.
EPA!
Outras denúncias no debate: Evandro disse que empresários precisam deixar o celular fora da sala quando são recebidos pelo irmão do prefeito Ulisses; Silvio foi acusado de “esconder o sobrenome” e a filha de Humberto Henrique teria dito que o pai é bom candidato…mas é atrapalhado pela sigla.
MAL AVALIADO
O pastor José dos Santos não foi bem no debate dos candidatos a prefeito. Tentou se apresentar como muito culto, perdeu o foco da metralhadora giratória, mas leu certinho as perguntas preparadas para desgastar os concorrentes.
CONTORNO
Vários candidatos prometeram acabar com os problemas do perigoso Contorno Sul que registrou 23 mortes em menos de 4 anos, segundo dados do candidato Evandro Oliveira. Scabora exagerou na solução: transformar em um bulevar… Como, se é via onde se misturam os tráfegos local e regional com seus veículos pesados?
CONDIÇÕES
Na fila para ser bulevar já está a Avenida Colombo, também problemática, mas não tanto quanto o Contorno. O que é preciso é fazer um novo plano viário para Maringá, com viadutos para transposição da Colombo e do Contorno Sul.
CRECHES
No debate “choveram” críticas pelo fato da atual administração não construir creches para atender as famílias cujas crianças são encaminhadas para creches particulares. Estas não são prédios específicos, são arranjos nem sempre bons, ao contrário das instalações públicas.
DUVIDOSO
O Tribunal de Contas do Paraná não está deixando que a administração de Peabiru implante um projeto para “melhorar a gestão pública do município”. Coloca em dúvida a licitação, que parece dirigida, para contratar uma empresa que fará o trabalho.
IMIGRAÇÃO
Domingo em Portugal, manifestação pública contra a “invasão” de estrangeiros. Os imigrantes já compõem entre 10 a 15% da população. Tem muitos brasileiros e os portugueses reclamam.
NECESSIDADE
Segundo os lusos, os imigrantes não são tangidos por guerras, o que justificaria boa e necessária acolhida. Buscam é viver em um país melhor, tirando empregos dos locais, piorando as condições de vida para todos.