Início Policial Forças de segurança desmontam esquema de tráfico de pessoas

Forças de segurança desmontam esquema de tráfico de pessoas

Uma operação policial desencadeada a partir de Icaraíma, no Noroeste do Paraná, prendeu o chefe de uma organização criminosa investigada por traficar pessoas para trabalhos análogos à escravidão.

Com apoio de agentes da Polícia Federal do Mato Grosso do Sul, a Delegacia da PF de Guaíra deflagrou ontem a Operação Tripalium , com o objetivo de investigar e reprimir crimes relacionados ao tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão na região Oeste do Paraná. Foram cumpridos mandados judiciais em Itaquiraí (MS) e Icaraíma (PR), onde um homem, tido como chefe da organização criminosa, foi preso.

A ação dessa quarta-feira foi um desdobramento das investigações da primeira fase deflagrada pelo Ministério do Trabalho e o BPFron (Batalhão de Fronteira) no início desse ano. Já estão presos vários envolvidos no processo de aliciamento de trabalhadores, levados para propriedades rurais na região de Icaraíma, onde trabalhavam em condições precárias e análogas à escravidão. Agora na segunda fase, as forças de segurança descobriram que parte dos trabalhadores escravizados era de indígenas, recrutadas em cidades próximas a Itaquiraí, perto de Guaíra. Os recrutados, com promessas de trabalho bem remunerado e moradias dignas, eram levados para lavouras de mandioca, onde viviam e trabalhavam em condições desumanas. Várias vítimas já foram resgatadas.

Redação JP
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: