Os maringaenses podem ficar tranquilos com a qualidade da água que recebem nas casas. Antes de chegar às torneiras dos consumidores, a água da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) passa por um rigoroso controle de qualidade. Além disso, sempre que necessário, a Sanepar fortalece as análises em cada etapa, da captação, tratamento, reservação e distribuição da água.
São feitos por ano aproximadamente 7,2 milhões de análises nos laboratórios operacionais e em quatro grandes laboratórios centrais. Também são realizadas análises que envolvem mais de 100 parâmetros físico-químicos, microbiológicos, orgânicos e metais e que vão desde a captação, saída das estações de tratamento e nas redes de distribuição.
A complexa estrutura de laboratórios funciona 24 horas por dia para verificar se a água produzida está dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Alguns critérios são analisados de hora em hora, outros são diários, semanais, mensais, semestrais e anuais. Apenas depois esses processos é que a água é distribuída para quase 11 milhões de pessoas em 346 cidades.
Referência no setor de saneamento do Brasil, os laboratórios da Sanepar garantem a confiança nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nos municípios atendidos pela Companhia. Os parâmetros são definidos pelo Ministério da Saúde. Os laboratórios centrais têm acreditação à norma NBR ISO17025/2017, que especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação de laboratórios consistente pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).
Da Redação
Foto – Reprodução