Início Maringá Saúde confirma 22 casos de coqueluche na Cidade

Saúde confirma 22 casos de coqueluche na Cidade

Maringá tem 22 casos de coqueluche, de acordo com o boletim epidemiológico do Governo do Estado. Para crianças, a imunização da coqueluche ocorre por meio da vacina pentavalente (que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). A primeira deve ser aplicada em três doses: aos dois, quatro e seis meses de vida. Já a DTP deve ser ministrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

Além disso, gestantes e os profissionais da saúde devem receber a vacina dTpa (versão acelular da vacina contra difteria, tétano e coqueluche). No caso das gestantes, o imunizante deve ser aplicado a cada gestação, a partir da 20ª semana, para que forneça proteção também para os recém-nascidos.

Em caráter excepcional, por causa do aumento de casos, o Ministério da Saúde recomendou a vacina para trabalhadores da saúde que trabalham diretamente com cuidado materno e infantil, como ginecologistas, obstetras, doulas e trabalhadores que atuam em berçários e creches com atendimento para crianças de até quatro anos. É importante levar todas as carteirinhas de vacinação para serem avaliadas ou para indicação de qualquer imunizante, seja atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em estabelecimentos privados. O imunizante está disponível nas UBSs de Maringá.

SOBRE A DOENÇA

A coqueluche é uma doença infecciosa que afeta as vias respiratórias, causando crises de tosse seca e falta de ar. Estima-se que uma pessoa com coqueluche pode infectar de 12 a 17 outros indivíduos. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada, por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar. Em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes.

Apesar dos sintomas serem parecidos com os de um resfriado, com febre, tosse, coriza, dores no corpo e cansaço, sem tratamento adequado a tosse pode aumentar consideravelmente.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: