Início Destaques do Dia Prefeitura expande ações de prevenção ao câncer de mama

Prefeitura expande ações de prevenção ao câncer de mama

A Prefeitura de Maringá ao longo do mês intensifica as ações da campanha Outubro Rosa, expandindo ações de prevenção ao câncer de mama. A programação inclui palestras, rodas de conversa e horário estendido para coleta de exame preventivo.  

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Céu Azul, Iguatemi, Piatã e Quebec terão horário estendido em alguns dias deste mês para coleta de preventivo.  Na UBS Quebec o horário estendido será até às 20h no decorrer do mês todo. Já na UBS Cidade Alta o horário até 19h30 começou ontem e vai até esta quinta-feira (10). Na UBS Céu Azul o horário até às 20h será hoje e no dia 23. Na UBS Piatã o horário será até às 19h no dia 21. Na UBS Iguatemi o horário será até às 21h no dia 28.

Também haverá atendimento especial em várias UBSs aos sábados. No dia 19 na UBSs Guaiapó-Requião será das 8h às 16h; Império do Sol das 8h às 13h; Morangueira das 8h às 16h; Ney Braga das 7h às 12h, com agendamento prévio; Olímpico das 8h às 12h; Pinheiros das 8h às 16h e Portal das Torres das 8h às 12h; UBSs Vila Esperança das 8h às 17h; Zona 06 das 8h às 17h;  Zona Sul das 8h às 12h. No dia 26 as UBSSs Céu Azul e Tuiuti terão o atendimento especial das 8h às 13h.

A programação do mês também reúne palestras e ações de conscientização sobre detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.

“O Outubro Rosa é fundamental para ampliarmos a discussão sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Com foco na saúde e bem-estar das mulheres, vamos ampliar as ações desenvolvidas durante todo o ano com diversas atividades e atendimentos em horário especial nas UBSs”, diz a secretária de Saúde, Karina Rissardo.

DESAFIO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou por meio das plataformas digitais do Governo do Paraná e do site Paraná Rosa, o Desafio 21 Dias. A iniciativa busca conscientizar a população sobre os fatores de risco associados a diversos tipos de câncer e doenças crônicas, além de incentivar a reflexão para a mudança, de modo a promover hábitos saudáveis que contribuam para o bem-estar físico e mental.

Neste ano de 2024, são esperados no Brasil 73.610 novos casos de câncer de mama e 17.010 de câncer do colo do útero. No Paraná, as estimativas são de 3.650 e 790 casos, respectivamente. Estudos indicam que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão relacionados a fatores externos e podem ser prevenidos. Por isso, a adoção de modos de vida mais saudáveis e a redução da exposição a substâncias cancerígenas são fundamentais para a prevenção.

“Sabemos que a prevenção é a melhor maneira de cuidar da nossa saúde. Com atitudes e mudanças na rotina diária, como manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente, podemos reduzir significativamente os riscos de doenças graves, como o câncer”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Por isso, faço um convite especial a toda a população, principalmente às mulheres, para que aproveitem essa oportunidade e participem do Desafio dos 21 Dias.”

O desafio propõe uma abordagem integral para a promoção da saúde, com atividades para manter-se hidratada, praticar atividades e exercícios físicos, melhorar a qualidade do sono, adotar uma alimentação saudável, realizar exames preventivos, manter a vacinação em dia, tratar o tabagismo, além de investir em momentos de lazer, leitura e interações sociais. Há dicas, ainda, sobre comunicação empática e acolhedora e novas práticas de conexão interior e redução de estresse.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: