TRÂNSITO
Me perdoem aqueles que repetem que Maringá não tem engarrafamentos de trânsito. “Pontos de lentidão” só pode ser um eufemismo quando o sorveteiro – empurrando carrinho – é mais rápido que os caramujos, digo, carros.
FREQUÊNCIA
Antes esses “pontos” só ocorriam nos horários de pico, início da manhã e fim da tarde. Agora ocorrem nos horários de almoço, se chove, se é véspera de feriado, sexta-feira, etc.
OFENSAS
Os mal-educados do trânsito podem atravessar o carro em um cruzamento movimentado, travar o tráfego e no máximo ouvir maldades sobre suas inocentes progenitoras. Mesmo assim eles priorizam suas vontades sobre os direitos dos outros motoristas.
AUSÊNCIA
Esse tipo de situação está comum em Maringá e a repetição é irritante porque, se você andar um pouco mais rápido em alguns pontos da cidade com certeza um radar operará sua carteira. Mas se precisar de um guarda, de um orientador de tráfego, esqueça!
PALPITES
Em democracia palpite é direito popular. Assim como fomos primeiro a “palpitar” que a diretoria da Itaipu Binacional deveria ser entregue ao deputado Ênio Verri, agora “palpitamos” o nome do delegado e deputado Aparecido Jacovós para a Secretaria de Segurança de Maringá.
NECESSIDADE
Segurança é uma das primeiras demandas de Maringá. Jacovós disse durante a campanha que com apenas guardas municipais seria capaz de regularizar a segurança principalmente na área central de Maringá.
É HORA
Parceiro do novo prefeito, a esposa estará vice, é a hora e oportunidade de Jacovós trazer de volta o principal delegado operacional da região. Já o vi em ação com resultados imediatos.
ARMAS
Quem conheceu Jacovós delegado, lembra que usava camioneta particular e na caçamba, batendo, dezenas de facas, punhais, facões. É que quando pegava alguém com arma branca nem se alterava: “Joga lá!”
TRANSIÇÃO
Pelas tratativas tudo indica que a chamada equipe de transição, pessoal do novo prefeito, vai se instalar na prefeitura a partir do próximo dia 21. Vai levantar dados principalmente dos empréstimos, convênios e recursos para planejar o primeiro ano da administração.
NO COMANDO
Até lá quem deverá estar no comando será o vice-prefeito Edson Scabora. Mas línguas dizem que ele estaria defenestrando CCs infiéis que não apoiaram sua campanha.
ÁGUA
A falta de água potável parece ter chegado para ficar em nossa região. Marialva faz racionamento apesar de contar com uma mina e 45 poços para abastecer a população.
POÇOS
Em Maringá as empresas que fazem poços artesianos perfuram cada vez mais fundo. Por falta de permeabilidade do solo recoberto por cimento e asfalto as águas das chuvas correm pela superfície até se perderem.
MARINGÁ
A Sanepar distribuiu informe de que 40 bairros ficarão sem fornecimento de água nesse domingo. Impossível conseguir detalhes da empresa sobre o problema e causas. Mesmo os jornalistas não têm acesso a informações, imagine o cidadão comum.
OLHO ELETRÕNICO
Três novos radares estão sendo instalados na BR-376, entre Maringá e Marialva. Cobrirão o trecho onde a velocidade máxima permitida passou de 80 km/h para 60 km/h. A escolha dos locais foi técnica, para diminuir e evitar acidentes.