Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

TAL QUAL

O que a Câmara Municipal, a praça da catedral e a praça defronte a prefeitura tem em comum? Se você não sabia: um emaranhado de cabos elétricos, de internet, encanamentos de água potável, de águas da chuva e de esgotos!

EMARANHADO

O problema é que essas redes enterradas estão enterrando todos os prazos de entrega das obras em andamento nos três locais. Por falta de plantas, mapeamentos, choques, curtos-circuitos, alagamentos inclusive com esgoto malcheiroso. Primeiro precisam consertar para depois cavar de novo, às cegas, em outro ponto.

QUAL PROBLEMA?

Leitora atenta, fanática pelo Parque do Ingá, reclama do estado de abandono da reserva que é orgulho dos maringaenses. Observa que fora o desleixo, o contraste da falta de gestão pública: o lago está secando por falta de chuvas; a pista emborrachada não está inteira por excesso de chuvas!

EMPREGOS BONS

A prefeitura de Guaíra – 39 mil habitantes na fronteira – divulga concurso público para formação de cadastro de reserva para níveis fundamental, médio e superior de escolaridade. As inscrições começam hoje, até 7 de novembro. Taxas R$ 50 a R$ 120, de acordo com o cargo pretendido.

DESPROTEGIDOS?

Os pets, principalmente gatos e cachorros, conquistam defensores inclusive na política. Maringá terá sua primeira bancada de vereadores na área, formada por Flávio Mantovani e Lemuel.

ESTADO

No Paraná, alguns protetores eleitos em outras cidades: Andressa Bianchesi, em Curitiba; Investigador Pedro, Castro; GM Rafael Freitas, Campo Largo; Iujo Manfron, Almirante Tamandaré; Guilherme Braz, Florestópolis.

MAIS

Ana Correia dos Animais, Ampére; Teka dos Animais, Ponta Grossa; Guga Protetora, União da Vitória; Ivone da Apac, Capanema; Any Messina, Pontal do Paraná. Lembrando: o pioneiro, há mais de 10 anos foi o vereador Professor Galdino, em Curitiba.

IMPRENSA

Dos 38 vereadores em Curitiba, destaque para a “bancada da imprensa”. Foram eleitos nada menos que quatro jornalistas, um fotógrafo e um publicitário. Fato curioso é que Curitiba também terá o seu Tiririca na política: elegeu um comediante para vereador.

CARRO DO PADRE

O Corcel do arcebispo Dom Jaime Luiz Coelho fez escola. Em Apucarana fiéis também vão sortear o veículo fusca de sua maior expressão religiosa, o saudoso pároco Egídio de Vidi.  

SÍMBOLO

Quando o fusca verde-abacate modelo 1974 surgia, todos os fiéis sabiam que o padre estava na área. Mas não está mais, faleceu em 2020 e a comunidade fará algo que ele aprovaria: restaurado, será leiloado no dia 10 de novembro para ajudar os pobres de três paróquias.

RODOVIAS

O DER do Paraná vai lançar um programa ousado até o final do ano. Licitação para garantir a melhoria das rodovias paraenses entre 2025 e 2027. Promete transformar os trechos bons em ótimos, e os piores no mínimo “bons”. As melhorias acontecerão em 10 mil km de rodovias.

TOLERÂNCIA

O excesso de tolerância legal beneficiando criminosos e os que erram repetidas vezes continua fazendo vítimas. O caso da Porsche que no sábado em Maringá teria avançado um sinal vermelho e causado uma morte no choque com uma motocicleta é exemplo disso.

ARMADO

Nas mãos desse condutor o carro foi uma arma repetidas vezes. O carro tem dez multas de trânsito por variadas infrações, o motorista teve suspenso por 12 vezes o direito de dirigir, além de duas cassações da carteira de habilitação. Quem permite isso?

COMPARTILHE: