Moradores de rua tomam conta da Rua Pioneira Gertrude Heck Fritzen
Moradores de rua estão tomando conta da Rua Pioneira Gertrude Heck Fritzen em Maringá. Um comerciante local, que não quis ser identificado, reclamou que existe acúmulo de lixo. “O que mais tem jogado são fios e carrinhos de supermercado. Eles sempre estão queimando as coisas, acho que para tirar cobre”, diz. Outros itens como entulhos, cama, armários, pneu, máquina de lavar e colchões também estão espalhados.
Ainda segundo o comerciante, “a rua é uma vergonha, ninguém passa aqui limpar, acho que a cada seis meses a prefeitura manda limpar. A gente faz a limpeza, tem que colocar monitoramento aqui, porque tem mais de 20 empresas nessa rua. Essa semana roubaram o registro de luz de um vizinho nosso, roubaram o registro de água. A polícia malmente para aqui. Agora é época de dengue, é complicado até para os funcionários chegarem.”
A Prefeitura de Maringá se manifestou por meio de nota sobre o assunto. “A Prefeitura de Maringá possui uma rede de políticas públicas para pessoas em situação de rua. As equipes realizam diariamente abordagens sociais por toda cidade, incluindo a Rua Pioneira Gertrude Heck Fritzen, oferecendo acolhimento e oportunidades para a reinserção na sociedade. As pessoas que aceitam o acolhimento são encaminhadas ao Centro Pop, onde recebem alimentos, roupas novas e local para banho, além de serem encaminhadas para serviços de saúde, comunidades terapêuticas, qualificação profissional, vagas de emprego e outras políticas públicas do município. No entanto, muitos recusam a ajuda.”
O município revela que a população pode acionar o serviço especializado em abordagem social às pessoas em situação de rua, que funciona 24 horas. O telefone é: (44) 99103-5661.
As equipes farão nova abordagem na rua Pioneira Gertrude Heck Fritzen, com a oferta de encaminhamento para os serviços da assistência social, e vão intensificar os serviços de limpeza no local.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução