PRESIDÊNCIA
Desgastado após anos no comando da Câmara Municipal, o presidente Mário Hossokawa já deve estar observando seu entorno com bastante preocupação. Aumentou o número de 15 para 23 edis. É muito “sangue novo”.
MUDANÇAS
A palavra mais utilizada nos pequenos e iniciais conchavos é “renovação”. É certo que o chamado “baixo clero” não está cotado, mas vários ex-vereadores experientes estão de volta e querem usar os novatos como massa de manobra.
CANDIDATOS
Dentre os que visam o poder podem ser citados – e eles certamente negarão – Flávio Mantovani que foi muito bem votado e o Geremias. Também Odair Fogueteiro que espalha muitos ruídos e excessos por onde anda.
TIMES
Comenta-se baixinho que esses “voltantes” podem conquistar novatos para “renovar”. Difícil será quebrar o time ligado ao prefeito, a princípio formado por seis vereadores. Em uma cidade onde poucos edis sabem o que é verear, vamos ver quantos serão amarrados ao uníssono “sim senhor”.
ELAS & ELES
A projeção não muda: vamos continuar vendo mais viúvas que viúvos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística até o ano de 2070 as mulheres viverão em média 86,1 anos e os homens 81,7 anos.
REALIDADE
Atualmente a expectativa média de vida no Paraná é de 76,8 anos. A diferença de 6,7 anos em 2024 deve diminuir para 4,4 anos nas próximas décadas. As mulheres são mais longevas por que se cuidam.
DESCUIDADOS
Quantos homens você conhece que não aceitam a “dedada” que pode salvar do câncer de próstata? O machismo os torna também descuidados. Não dão a mínima para sintomas de doenças.
QUEDA
Outra projeção surpreendente do IBGE é a da queda do crescimento populacional no Paraná. Até 2044 a população continuará crescendo, depois vai reduzir gradualmente, anos após ano.
MODERNIDADE
O Brasil entrará no mesmo ciclo hoje enfrentado por países ricos. Nem todos casais querem filhos e quando os têm, geralmente dois, às vezes um. Consequência da vida moderna: pais e mães precisam trabalhar e as crianças acabam criadas por creches, escolas, etc.
NÚMEROS
Hoje a população paranaense é estimada em 11,83 milhões. Mas até 2070 deverá recuar para 11,47 milhões. Ao invés de crescerem os números de crianças, aumentarão os idosos. Com famílias “curtas”, muitos asilos ao invés de creches.
VALE-TUDO
Sempre em busca de confusão que atraia audiência, o apresentador Ratinho acaba de convidar os protagonistas da cadeirada, José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB), para um confronto ao vivo em seu programa no SBT. Ninguém respondeu ainda…
MUNDÃO GASTO
Os efeitos das mudanças climáticas estão aí e poucos notam. Já não existem lençóis freáticos em nível para encher o lago do Parque do Ingá.
POUCA ÁGUA
Em Sarandi já faltou água, em Marialva foi decretado um racionamento de 90 dias. Em Maringá a Sanepar tem alertado para faltas esporádicas. Tudo conflui: a água está escasseando.
DESPERDÍCIO
É momento das prefeituras e cidadãos ficarem de olho nos desperdícios. Preventivamente toda casa deve ter uma – tem gente já com duas – caixas de água. Também é preciso fiscalizar pessoas que varrem as calçadas com mangueira de água.