Início Destaques do Dia Cidade registra 448 acidentes com escorpiões

Cidade registra 448 acidentes com escorpiões

Maringá registrou 448 acidentes com escorpiões entre janeiro a setembro deste ano. Em 2023 foram 499 durante o ano inteiro. Os dados foram disponibilizados pela municipalidade. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento alarmante de 149,3% nos acidentes com escorpiões nos últimos 10 anos.

Diante disso, a gestão pública está intensificando as ações de prevenção contra acidentes envolvendo escorpiões, lançando uma campanha informativa que visa conscientizar a população sobre os cuidados necessários. As iniciativas incluem a divulgação de materiais digitais através dos canais oficiais da prefeitura, além da distribuição de folders com orientações nas unidades de saúde, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Com a elevação das temperaturas e o aumento das chuvas, as condições se tornam favoráveis para a circulação de escorpiões, que têm se adaptado cada vez mais aos ambientes urbanos.

Para evitar esses incidentes, uma das principais recomendações é a limpeza regular dos quintais, eliminando entulhos e outros resíduos que podem servir de abrigo para insetos, como baratas, que são fonte de alimento dos escorpiões. A Secretaria de Saúde enfatiza a importância de vedar tomadas e manter ralos, buracos e cestos de lixo sempre fechados.

Além disso, os escorpiões e as aranhas podem se esconder em roupas e sapatos. Outra orientação é sacudir esses objetos antes de usá-los. A prefeitura alerta ainda que a aplicação de venenos deve ser realizada exclusivamente por empresas especializadas.

Em caso de acidente, a recomendação é lavar a área afetada com água e procurar a unidade de saúde mais próxima. Para facilitar o diagnóstico, é aconselhável que a vítima tire uma foto do escorpião, caso possível.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: