Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

CÂMARA
Os bastidores da política maringaense fervem agora por conta da disputa indireta pela presidência da Câmara de Vereadores. O aumento de 15 para 23 vereadores a partir de 2025 deixa o quadro fora do controle do presidente Mário Hossokawa.

NOVATOS
Segundo os vereadores atuais que compõem com ele, Hossokawa está firme na cadeira. Mas segundo novatos e alguns que estão voltando ele está montado em um touro mecânico que começa a acelerar.

COMEÇANDO
Hossokawa deu ontem o primeiro passo. Disse que o eleito Odair Fogueteiro vai apoia-lo. Só não disse qual será a moeda de troca: cargos para assessores ou cargos na mesa, quem sabe uma vice-presidência no lugar do petista Mário Verri?

DESPRESTÍGIO
É citado Mário Verri porque o PT não terá com o futuro governo municipal do PP, a aproximação que desfrutou com as gestões de Ulisses Maia. O PT foi parceiro oculto nas campanhas eleitorais e durante os mandatos.

PLANEJAMENTO
As decisões sobre o planejamento viário de Maringá que a prefeitura enviou para a Câmara de Vereadores vão descambar para decisões judiciais. É que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça legislativa, Sidnei Telles, introduziu alguns reparos modificando balizamentos postos por especialistas após longos estudos.

VIXE!
Guardião do planejamento da Maringá de amanhã, o professor da UEM Jorge Villalobos já deu a dica do que fará. Foi flagrado “armado” com papelada no vestíbulo do Ministério Público e do Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado.

ICEBERG DA GLEISI
Presidente do PT que começa a parecer o Titanic no fim do cruzeiro festivo, a paraense Gleisi Hoffmann busca um barco salva-vidas. Sem chance de disputar o Senado e com dificuldades para se reeleger deputada ela procura pelo menos um colete para sobreviver politicamente.

LEOAS
Alguns petistas inocentes ou maldosos demais aventam que Gleisi procura pular para um ministério, preferencialmente da Casa Civil para ficar sob a sombra de Lula. Fica aí a pergunta: ela vai conseguir driblar a ciumenta Janja?

SERÁ?
Continua o martírio dos funcionários do Hospital Metropolitano de Sarandi. A diretoria se finalmente para negociar. Nos bastidores falam em manobra política para “jogar” conveniados para uma conhecida rede de hospitais.

VACINAS
Dia nacional de vacinação, ontem, uma constatação da rede de saúde pública de Maringá: apenas 55% das pessoas que deveriam ser vacinadas neste ano contra a Covid compareceram. O Ministério da Saúde trabalha prevendo um percentual de 95%.

GOLPISTAS
Pegando carona em notícias oficiais, estelionatários estão se aproximando de pessoas desavisadas para “ajuda-las” a levantar na rede bancária quantias que não existem. Quem quiser informações verdadeiras devem procura-las nos bancos.

FESTA
Quem quiser festa neste final de semana deve se dirigir a Sarandi. Com diversas atrações artísticas a promoção prossegue até domingo no Parque de Exposições. Os melhores shows são de Bruno & Barretto, Zezé de Camargo e Luciano, encerrando com Murilo e Romário. 

COMPARTILHE: