Início Destaques do Dia Obras do Eixo Monumental estão dentro do prazo

Obras do Eixo Monumental estão dentro do prazo

As obras do Eixo Monumental de Maringá em andamento estão dentro do cronograma estabelecido em contrato. A atual fase das obras contempla os trechos A, B e G do projeto original, que correspondem as reformas da Praça da Catedral, Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça da Prefeitura) e o entorno da Vila Olímpica.

O trecho G (Vila Olímpica) está em 70%. Já o trecho A (Praça da Catedral) está em 62% e o trecho B (Praça da Prefeitura) em 35%. A conclusão está prevista para dezembro.

O Eixo Monumental conecta espaços expressivos no sentido norte-sul do centro do município. As revitalizações e reformas com projetos tiveram início em novembro do ano passado. A área se estende desde a Catedral Menor Nossa Senhora da Glória até a Vila Olímpica, passando por pontos importantes como a Praça da Prefeitura, avenida Getúlio Vargas, Praça Raposo Tavares e o Terminal Intermodal.

Além disso, as justificativas para a implantação de espaços públicos livres destinados prioritariamente ao pedestre podem ser divididas em quatro pontos: gestão do tráfego: as áreas voltadas para os pedestres destinam-se a atuar na melhora da mobilidade, com incentivo para o uso do transporte público; revitalização econômica: incrementar o fluxo e a permanência de pessoas no centro da cidade, o que contribuirá para a melhora do desempenho do comércio varejista e a atração de novos investimentos; melhoria das condições ambientais: redução dos níveis de poluição, melhora da imagem física das ruas, a preservação de áreas e conjuntos históricos e benefícios sociais: melhorias físicas que estimulam as atividades e apropriação dos pedestres no espaço público, melhoria da imagem social da Cidade e da segurança dos pedestres.

No contexto geral, a implantação do Eixo Monumental assumirá um papel importante não apenas para mudanças e melhorias no aspecto físico das ruas, mas também sociais, ambientais e econômicas.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: