A Câmara Municipal de Maringá recebeu no decorrer da sessão ordinária de ontem o Prêmio Unijore de Incentivo à Cultura (PUiC) em reconhecimento à valorização de artistas do município. Assim, na atual Legislatura (2021-2024), o Poder Legislativo outorgou 30 títulos a representantes da dança, música, memória, literatura e de outras manifestações culturais.
No ano passado, a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, honraria máxima de Maringá, foi outorgada para o jornalista, poeta e trovador Antônio Augusto de Assis.
O sócio fundador da Unijore (União dos profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura), jornalista e escritor Joel Cardoso, relembrou que acompanha a Câmara Municipal, com mais frequência, desde que o vereador Mário Hossokawa assumiu a presidência e que já era momento do Poder Legislativo ser lembrado. “A legislação permite que eles (vereadores) façam a entrega de honrarias. A mais recente, são dezenas, de autoria do vereador Delegado Luis Alves, entregou o mérito comunitário para escoteiros de Maringá. Eu, ex-escoteiro, fiquei muito emocionado”, explica Cardos, destacando que a lista de homenagens para artistas é importante para valorização da cultura.
Em nome dos vereadores, o presidente Mário Hossokawa agradeceu a Unijore pela homenagem e reforçou que “o prêmio serve de incentivo para atuar cada vez mais na área cultural em benefício da cidade.”
A premiação teve a presença do presidente da Unijore, Jaime Vieira, outros membros da entidade, vereadores, representantes do Poder Executivo Municipal e convidados.
Da Redação
Foto – Reprodução