A Prefeitura de Maringá está intensificando as iniciativas voltadas para a saúde do homem em apoio ao Novembro Azul, campanha nacional dedicada à prevenção do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre homens no Brasil. No decorrer de todo o mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Cidade oferecerão uma série de serviços, incluindo consultas médicas e atendimentos em horários noturnos, além de palestras em empresas com grande número de funcionários masculinos e outras atividades educativas.
As UBSs promoverão diversas ações, como atividades em grupo, orientações e a busca ativa de pacientes que apresentaram resultados alterados em exames relacionados à próstata. A programação também incluirá iniciativas voltadas para tabagistas e a promoção de um estilo de vida saudável, reforçando a importância da saúde preventiva.
O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento do câncer de próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 72 mil novos casos da doença anualmente, resultando em aproximadamente 16 mil mortes. O exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma das principais ferramentas para a detecção precoce da enfermidade, e a coleta do exame pode ser realizada em todas as UBSs de Maringá com encaminhamento médico.
A secretária de Saúde, Karina Rissardo destaca que as ações durante o Novembro Azul são parte de uma estratégia mais ampla de cuidado integral à saúde masculina. “Durante o Novembro Azul, vamos intensificar as ações desenvolvidas durante todo o ano nos serviços de saúde. Além da ampliação das coletas de PSA, que são fundamentais para rastreio e diagnóstico precoce do câncer de próstata, vamos conscientizar os homens sobre a importância da manutenção de hábitos saudáveis.”
Da Redação
Foto – Reprodução