Nos últimos oito anos, a Prefeitura de Maringá fez vários investimentos no Espaço do Empreendedor, o que estimulou o crescimento do empreendedorismo local, gerando novas oportunidades de renda e negócios para o município. Atualmente, a Cidade conta com 47,7 mil microempreendedores individuais (MEIs), um aumento de 226% em oito anos. Em 2016, era 14,6 mil profissionais com registro emitido.
O Espaço do Empreendedor desde 2017 atendeu aproximadamente 140 mil microempreendedores individuais ou profissionais interessados na regularização. A quantia representa média mensal de 1,5 mil atendimentos. Em 2020, o Espaço do Empreendedor ganhou uma nova sede, com espaços mais amplos para garantir conforto e eficiência aos atendimentos.
Além do atendimento presencial, o trabalho foi expandido para o ambiente virtual. A Cidade investiu na criação do site para que os MEIs possam fazer o agendamento, emissão de certidões, além terem acesso a abas para impressão de boletos, declarações e notas fiscais e consulta de dados cadastrais.
Com os investimentos realizados pela gestão pública, o Espaço do Empreendedor de Maringá tornou-se referência e conquistou o ‘Selo Diamante de Referência em Atendimento’, dado pelo Sebrae Nacional. Entre os 15 maiores municípios do Estado, somente Maringá e Curitiba tiveram unidade reconhecida com a certificação máxima. (Da Redação)
CAPACITAÇÃO
O Espaço do Empreendedor de Maringá por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), expandiu a quantidade de iniciativas para incentivar o empreendedorismo local, com orientações, consultorias, formalizações e encaminhamentos para acesso ao crédito.
Em parceria com a Fomento Paraná, os microempreendedores locais tiveram acesso a crédito e fizeram mais de 2,7 mil operações em oito anos, com valor total de R$ 26,2 milhões. Os profissionais também puderam participar do programa ‘Maringá Compra’, criado para orientar microempreendedores individuais (MEIs) do município com interesse em fornecer materiais ou prestar serviços para a prefeitura, por meio de participação em processo licitatório.
A Cidade também criou programa de capacitação profissional gratuita para os profissionais. Com o Empreend+, em parceria com o Sebrae, a municipalidade oferece consultorias gratuitas em várias áreas para empreendedores ou aqueles que queiram abrir novos negócios. Desde a criação, mais de 1,1 mil profissionais participaram das formações.
Da Redação
Foto – Reprodução