ARREPIOU
A presidente nacional do PT terá uma semana difícil. Depois que o partido tomou uma sova na última eleição, Gleisi Hoffmann defronta a possibilidade de Lula passar o controle da Itaipu Binacional para o PSD em troca de apoio político.
PREJUÍZO
Se ocorrer, prejudicada também será Maringá e região. Quem rege a Itaipu atualmente é o deputado federal Ênio Verri (PT). E cá entre nós, com muita competência, espalhando benefícios para dezenas de municípios.
ASSASSINATO
Não é um caso Marielle, depois dela foram assassinados mais de 20 vereadores e nenhum teve tanto alarde, mas um vereador foi morto a tiros, executado no final de semana na paranaense Santana do Itararé.
PISTOLEIROS
Um ficou ao volante e o outro invadiu a residência, fuzilando o vereador João Domiciano Neto. Fugiram, mas foram cercados e mortos por PMs quando chegavam em Curitiba. Com isso ficou mais difícil descobrir o mandante. Foi ciúme, dívida ou inveja de suplente?
MENOR
Um jovem de 25 anos foi morto em baile no centro de Paraíso do Norte. Ele foi agredido por três possivelmente menores e arrastado por um carro até bater a cabeça no asfalto. O líder dos agressores é um menor de apenas 15 anos que já tem problemas registrados na polícia.
ARMADO
Não é coluna policial, mas algumas ocorrências chamam atenção. Ontem a PM deteve um homem de 70 anos que invadiu colégio e usou uma faca com 22 cm de lâmina para ameaçar alunos e professores. Foi preso. É tido como iniciador de confusões.
BEM ASSIM
Observação afiada do radialista Rogério Rico: o Brasil tem 16 milhões de pessoas morando em favelas e muitos acham isso romântico. Elas não sabem o que é estar dia e noite sob o domínio de bandidos.
MEDO
Eles mandam na rotina das favelas, viciam filhos e filhas e os moradores nada podem fazer. Favela não tem polícia, não tem juiz, na maioria dos endereços não pode chegar nem uma ambulância para socorrer alguém.
RELAXANDO
A maioria dos políticos eleitos sequer voltou – ou está se preparando para assumir o batente. Não estão indo à feira livre, aparecendo em público, mas já contam com você, tramando a próxima eleição em 2026.
ROTINEIRO
Com eleições a cada dois anos não tem sobrado tempo para os políticos trabalharem. Quem distrair, perder o ritmo frenético da disputa política que não para, acaba ficando para trás.
O TEMPO…
Faltando “apenas” 23 meses para a próxima eleição, em nível Paraná os nomes que trabalham para substituir Ratinho Júnior são três: Alexandre Curi (muito articulado no PSD), Darci Piana (também do PSD porém sem chances) e o fortíssimo Sérgio Moro (UB.).
POUCAS CHANCES
Recém saída da disputa da prefeitura de Curitiba onde se destacou bem, Cristina Graeml (PMDB), o secretário do Planejamento do Estado, Guto Silva. Fala-se também em Rafael Greca até em Marcelo Belinati e…Delegado Jacovós (PL).