Início Destaques do Dia Planos Municipais são destaques na abertura do 2º Fórum Estadual de Gestores...

Planos Municipais são destaques na abertura do 2º Fórum Estadual de Gestores Públicos

Maringá sedia o 2º Fórum Estadual de Gestores Públicos, iniciado ontem no Paraná Expo. Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Ulisses Maia destacou os 12 planos municipais implementados nos últimos oito anos.

Na sessão de abertura, Maia deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou a importância do turismo de negócios no município. Ele outras autoridades enfatizaram que Maringá foi mais uma vez eleita a melhor cidade do Brasil para se viver, conforme estudo realizado pela Macroplan, que analisou 15 indicadores em quatro áreas de políticas públicas.

O prefeito Ulisses Maia participou do painel ‘Planejamento em tempos bons e ruins’, que também teve a presença do secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, e do comentarista econômico da CBN, Teco Medina. Anderson Farias destacou Maringá como uma referência para o trabalho desenvolvido em São José dos Campos. Guto Silva destacou o crescimento econômico e social de Maringá nos últimos anos.

De acordo com Maia, o painel foi uma oportunidade de “compartilhar a experiência da Prefeitura de Maringá e da sociedade civil organizada para estabelecer políticas de desenvolvimento econômico e social em prol do município”. “Maringá é uma cidade jovem, com 77 anos, mas que já tem mais de 400 mil habitantes e uma das grandes forças econômicas do Sul do Brasil.”

Ulisses Maia debateu a relação do poder público e da sociedade civil organizada na construção dos planos municipais de Maringá. Ele relevou que “todos os planos elaborados foram pensados para as pessoas, com políticas públicas mensuráveis e reais e participação massiva da sociedade civil organizada na formulação”. Em oito anos, a prefeitura formulou 12 planos municipais: Plano Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência; Plano Municipal de Saúde; Plano de Educação Permanente em Saúde; Plano Diretor Municipal; Plano Municipal de Mobilidade Urbana; Plano Municipal de Gestão de Arborização Urbana; Plano Municipal de Resíduos; Plano Municipal de Turismo; Plano Municipal de Aceleração Econômica (em apreciação na Câmara Municipal); Plano Municipal de Cultura (em apreciação na Câmara Municipal); Plano Municipal de Segurança (em apreciação na Câmara Municipal) e Plano de Moradia de Popular (em andamento).

O fórum tem painéis e palestras a respeito de práticas e políticas públicas que melhorem o desenvolvimento das cidades e que promovam diretrizes para construção e manutenção de um projeto global de planejamento urbano de uma cidade (Masterplan).

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: