O superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Rogério Meneghetti, participou nesta terça-feira (12), na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), no Azerbaijão, do painel Acelerando a Economia Circular e a Descarbonização da Indústria no Brasil.
O encontro contou com a parceria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, e destacou de que forma práticas que transformam resíduos em novos recursos podem promover a sustentabilidade e a competitividade da indústria brasileira no cenário global.
Meneghetti compartilhou informações sobre o incentivo da Itaipu ao desenvolvimento das energias renováveis, especialmente o biogás. “Há mais de 15 anos, quando os projetos ainda estavam dentro das universidades, a Itaipu começou a colocar de pé os primeiros projetos-piloto no campo da geração e distribuição das energias renováveis. Assim, contribuiu para a viabilidade técnica do setor, os incentivos econômicos, a formação de mão-de-obra adequada, com a formação do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e contribuindo para a formação da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás)”, disse.
Além do case da Itaipu, foram discutidas outras experiências brasileiras, como a Plataforma Recircula Brasil, que rastreia o plástico, a Estratégia Nacional de Economia Circular, que estabelece diretrizes para promover a circularidade em diversos setores, e o Programa Selo Verde, que incentiva a certificação ambiental de produtos e empresas.
Nesta quarta-feira (13), conforme a programação da conferência, Rogério Meneghetti modera o painel “O ciclo virtuoso do biogás nos sistemas agroalimentares”, que tem o diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari, com um dos painelistas. O diretor também participaria de outros painéis sobre políticas públicas de inclusão dos povos originários e casos de sucesso em gestão de recursos hídricos.
Assessoria de Imprensa
Foto – Itaipu