Início Destaques do Dia Atividades serão retomadas no Hospital Metropolitano

Atividades serão retomadas no Hospital Metropolitano

A interdição do Hospital Metropolitano de Sarandi pode estar perto de acabar e os atendimentos voltarão de forma gradativa, já que em dezembro os exames de imagem e parte dos serviços de ambulatório serão retomados. A novidade foi anunciada ontem pelo interventor da unidade, Rogério Vanderlei Kuntz, durante a audiência pública que discute a situação do hospital, que é referência na região.

A Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, na 15ª Regional de Saúde, a segunda audiência pública sobre o Hospital Metropolitano de Sarandi. Participam deputados da comissão (Evandro Araújo, o presidente Tercílio Turini, Márcia Huçulak, Arilson Chiorato e José Aparecido Jacovós), e o interventor, que informou que já garantiu recurso para pagar a folha salarial de todos os funcionários e também o 13º salário.

O salário dos funcionários que estava atrasado já foi pago. Questões sanitárias que envolviam risco de infecções foram resolvidas, desde que a intervenção judicial do local foi anunciada há 25 dias.

Rogério Vanderlei Kuntz explicou que a intervenção foi feita por indícios de má gestão, irregularidades financeiras somam aproximadamente R$ 118 milhões. A prioridade era resolver pendências com os funcionários e preparar o hospital para os futuros atendimentos. “Já conseguimos sanar todos esses salários atrasados, já estão em dia, inclusive também os benefícios, vale-transporte, vale-alimentação. Já temos os recursos para a primeira parcela do 13º. Agora, as principais tratativas são de saneamento, dos apontamentos da Vigilância que geraram a interdição do hospital, e logicamente depois as tratativas de negociação com prestadores de serviços diversos, médicos e fornecedores em geral.”

Ainda segundo, Kuntz, todas as atividades do Hospital voltarão até maio do ano que vem. Até lá, o cronograma deve ser pontualmente seguido. “As internações parciais em UTIs e clínicos a partir de janeiro e a retomada das cirurgias em fevereiro/março. Possivelmente até maio 100% do hospital esteja operante de novo.”

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: