Início Maringá Procon faz ação para orientar consumidores sobre a Black Friday

Procon faz ação para orientar consumidores sobre a Black Friday

Com a chegada da semana da Black Friday, o Procon de Maringá promove entre os dias 25 e 29 de novembro, uma ação de orientação tanto para consumidores quanto para fornecedores, visando garantir um ambiente de compras seguro no comércio da Cidade. Hoje, das 9h às 16h, a equipe de fiscalização estará na van do Procon, na avenida Brasil, em frente ao Shopping Center Brasil, entregando material com as principais dicas de como aproveitar esse período de promoções. Já amanhã, será no Terminal Urbano. Na quinta-feira será na Praça Farroupilha, e na sexta-feira na Praça Napoleão Moreira da Silva (Praça da Pernambucanas).

A campanha educativa orientará os consumidores quanto aos cuidados que precisam ter na hora das compras no decorrer a Black Friday sem cair em armadilhas, identificando ofertas reais.

Além disso, os agentes do Procon também tirarão dúvidas dos lojistas, dando instruções para que eles ofereçam atendimento com ainda mais qualidade, evitando reclamações dos clientes.

GUIA

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de maneira mais segura e consciente.

O guia traz pontos que os consumidores devem observar antes, durante e depois da compra, como a pesquisa prévia de preços para evitar armadilhas. A Senacon aconselha monitorar os preços com antecedência. Ferramentas de comparação online podem ser grandes aliadas. Também é preciso desconfiar de ofertas muito abaixo do mercado, pois produtos com preços extremamente reduzidos podem esconder armadilhas, como golpes em sites fraudulentos. Verifique a reputação do vendedor antes de comprar.

O consumidor deve consultar a reputação da loja em sites de reclamações e verificar se o CNPJ do fornecedor está ativo. Pela plataforma RedeSim é possível consultar o CNPJ das empresas. Leia a descrição completa do produto, a ausência de informações claras pode configurar uma violação ao Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito à informação adequada a respeito das características, riscos e restrições do produto.

Para o direito de arrependimento para compras realizadas fora do estabelecimento físico, como pela internet ou por telefone, o consumidor terá até sete dias úteis para desistir, sem precisar de justificativa. Referente a garantia contra práticas abusivas, o Código de Defesa do Consumidor protege de publicidade enganosa e cláusulas abusivas em contratos, como cobranças indevidas ou falta de suporte técnico após a venda. E, é necessário se atentar com os fretes e prazos de entrega, pois o guia alerta que o fornecedor é obrigado a informar com clareza os custos de frete e os prazos de entrega antes da finalização da compra.

Da Redação
Foto – Reprodução

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