Maringá teve um aumento de 160,6% no número de novos CNPJs, consolidando-se como um dos principais polos de empreendedorismo do país. Em 2014, a Cidade registrou a criação de 5.568 novas empresas, quantia que saltou para 14.511 em 2023. O levantamento foi realizado pela empresa Contabilizei, com base em dados da Receita Federal.
“O crescimento na abertura de empresas reflete o ambiente favorável ao empreendedorismo que a cidade oferece atualmente e demonstra um grande potencial para o avanço do mercado de micro, pequenas e médias empresas (PMEs)”, explica vice-presidente executivo de operações da Contabilizei, Guilherme Soares.
O setor de serviços foi o principal impulsionador desse crescimento, com um aumento de 212,6% no período, seguido pelo comércio, que registrou um crescimento de 91,79%, e pela indústria, com um acréscimo de 54,10%.
Há também os ramos de educação, que subiu 439,5%, e transporte, armazenagem e correio, com uma alta de 431,3%. “A forte expansão da educação em Maringá é um ponto fora da curva e demonstra o compromisso da cidade com a qualificação e o desenvolvimento de sua população. A educação, junto a outros setores dinâmicos, como transporte e serviços técnicos, tem sido fundamental para impulsionar o crescimento econômico local”, diz Soares.
As Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAEs) que mais se destacam na última década estão outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas, que registraram um crescimento de 8.850%, e bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento, que cresceram 5.100%. Na categoria de MEIs, atividades como serviços domésticos e preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo também tiveram uma alta de 6.666,7% e 3.057,1%.
O município se destaca pela qualidade e infraestrutura, sendo considerada uma das melhores cidades em qualidade de vida do Brasil, conforme o Índice de Progresso Social (IPS), de 2024. Além disso, também é protagonista no ensino, pois ocupa o topo do ranking da educação municipal entre as cinco maiores cidades do Estado, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, quando registrou nota de 7,2.
Da mesma maneira, a população de Maringá tem se beneficiado de políticas públicas que estimulam o empreendedorismo. A Prefeitura de Maringá criou a Sala do Empreendedor, que oferece serviços como orientações, consultorias e informações a respeito da abertura de empresas, obtenção de alvarás e regularização de negócios, tudo em um único lugar. Maringá também oferece programas de incentivos fiscais que reduzem a carga tributária para novas empresas e atividades inovadoras. As iniciativas podem incluir isenção ou redução de impostos municipais, como o IPTU e o ISS, para empresas que se estabelecem em algumas áreas do município ou que operam em setores estratégicos.
Em parceria com instituições de ensino, Maringá mantém programas de capacitação de mão de obra. Estes programas são direcionados para preparar os empreendedores e as equipes, oferecendo cursos, workshops e treinamentos em diversas áreas, como gestão, finanças e inovação. Além de fazer eventos, hackathons e competições de startups, também oferece apoio para a captação de recursos e investimento, e participa de redes e programas de aceleração, conectando empreendedores locais com investidores e mercados internacionais.
Ao longo do processo de cadastro do CNPJ é preciso pagar as taxas da Junta Comercial e da prefeitura, em que os valores dependem do tipo de empresa, local, metragem e atividade escolhida, além dos valores acordados com o escritório de contabilidade escolhido.
Da Redação
Foto – Reprodução