PARA JOVENS
A prefeitura promove cursos para jovens interessados em formação para ingressar no mercado de trabalho e faturar aquele dinheirinho para tênis, celular, final de semana, etc. Condições exigidas: idade mínima de 14 anos e 6º. ano do ensino fundamental.
PROFISSIONALIZAÇÃO
Os cursos: técnico para instalação e limpeza de ar condicionado de veículos; mecânica de motocicletas, técnico em eletricidade automotiva e operador de empilhadeira. Os cursos escolhidos são de profissões muito procuradas no mercado de trabalho local.
COMÉRCIO
Começa no próximo dia 9 o período de horário especial natalino em Maringá. As lojas ficarão abertas até 22h, exceto aos sábados, até 18h. No dia 22, um domingo antes do Natal, lojas abertas entre 13h e 19h. E nos dias 24 e 31, vésperas de Natal e Ano Novo, até 18h.
JUSTIFICATIVA
Expira hoje o prazo para justificar a falta de não ter comparecido para votar na última eleição. No Paraná mais de 1 milhão de eleitores deixaram de votar. Apenas 1.318 justificaram a ausência.
MAIS
E para quem não votou apenas no segundo turno (dia 27 de outubro), o prazo para justificar vai até 7 de janeiro de 2025. Após o fim dos períodos, os eleitores sem justificativa pagam uma multa de R$ 3,51 para cada turno da eleição em que não votou e não justificou.
DIFERENCIADOS
Em Cambé, no vapt-vupt de uma votação em sessão extraordinária da última segunda-feira, os vereadores aprovaram o pagamento de 13º. salário…para eles mesmos. Querem receber a partir de 2025 – matéria financeira só paga no ano seguinte. Vai ter revolta popular.
GRAFITI
Sábado e domingo cerca de 30 artistas se reúnem em Maringá para grafitar o grande muro do bairro Santa Felicidade. O mesmo trabalho bonito, colorido, feito no Ginásio Chico Neto em anos passados. À frente dos artistas estará o conceituado Frank Paris.
POBRES ANTENADOS
Dificilmente um lar pobre brasileiro não conta com telefone celular, ou fixo. Mesmo dando despesa mensal, o comunicador supera em número as geladeiras e outros eletrodomésticos nos endereços menos abastados.
PESQUISA
Esse quadro é resultado de pesquisa oficial do IBGE. Principal razão: hoje o telefone se tornou essencial, muitas vezes utilizado por pessoas de baixa renda para buscar emprego ou trabalhar. Entra também aí, o importante acesso à internet.
LINHA DA FOME
A mesma pesquisa garante que há redução das taxas de pobreza e de extrema pobreza no Brasil. Em 2023, 27,4% da população estava abaixo da linha de pobreza, frente a 31,6% em 2022, atingindo o menor índice desde 2012. A extrema pobreza também recuou, de 5,9% para 4,4% no mesmo
DESTAQUE
O deputado federal Luiz Nishimori está se destacando com relação a outros deputados federais de Maringá e região. Acaba de receber o Prêmio Excelência Parlamentar 2024. Um reconhecimento oficial aos melhores parlamentares do ano. A homenagem foi prestada em Brasília.
RABO DE FOGUETE
A sucessão de contradições, sempre acossado pelo judiciário, possibilita supor, novamente, que o vereador Odair Fogueteiro pode perder a cadeira que conquistou a duras penas na nova Câmara Municipal de Maringá.
FORA
Para começar, já está impedido de receber diplomação como eleito. Enquanto isso, por fora, quem está se movimentando e supondo que poderá ser empossado é o vereador Alex Chaves. Ele fez 1.905 votos e apresentou bom trabalho na Câmara.
EXECUTIVO
E dois vereadores eleitos não pretendem assumir, por enquanto. O Delegado Luiz Alves e Paulo Biazon estão trocando o Legislativo pelo Executivo. O primeiro será secretário de Segurança e Mobilidade Urbana e o segundo, secretário de Esportes e Lazer.
OPÇÃO
Foram eleitos para cadeiras onde geralmente pouco se trabalha, e optaram por secretarias onde o expediente supera 15 horas diárias. O Delegado então, assume duas secretarias difíceis, complicadas e que geram muita antipatia e questionamentos.