Início Notícias Gerais Itaipu apresenta trabalhos em eventos na área de meio ambiente

Itaipu apresenta trabalhos em eventos na área de meio ambiente

Profissionais da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu Binacional participaram de dois eventos na área de meio ambiente realizados em Foz do Iguaçu, entre os dias 2 e 4 de dezembro. O engenheiro florestal Heitor Renan Ferreira apresentou a palestra “Quatro décadas de história na recuperação de ambientes ciliares” no 14º Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas; já a engenheira agrônoma Liziane Kadine Antunes de Moraes Pires falou sobre “A trajetória do projeto ambiental e os novos desafios da Itaipu no território” durante a 1ª Conferência Paranaense de Emergência Climática. 

As apresentações levaram à comunidade científica resultados do compromisso da Binacional com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, reforçando a colaboração entre instituições para a proteção dos biomas brasileiros.

Em sua palestra, Heitor Ferreira destacou o processo de restauração iniciado pela Itaipu em 1979, com a implantação da cortina florestal ao redor do reservatório. O profissional abordou o histórico e os desafios enfrentados na implantação, bem como a gestão de áreas protegidas no Brasil e Paraguai, ressaltando os resultados obtidos e o papel da Itaipu na geração de energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental. 

A apresentação também mencionou iniciativas recentes em prol da restauração florestal, como as contidas no Eixo Conservação da Biodiversidade, parte do novo edital do Programa Itaipu Mais que Energia. 

Além disso, a equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representada por Maria Augusta Doetzer Rosot, apresentou a palestra “Inventário multitemático para avaliação da RAD: subsídios ao Plano de Gestão Florestal da Faixa de Proteção”, que destacou o trabalho desenvolvido no âmbito do convênio entre a Itaipu Binacional e a Embrapa Florestas. 

O Simpósio, cujo tema principal foi “Biomas Brasileiros: Práticas de Gestão, Sustentabilidade e Conservação”, reuniu diversos órgãos governamentais, a comunidade científica, profissionais da área, além de empresas públicas e privadas, visando o intercâmbio de experiências na gestão ambiental e sustentabilidade de áreas degradadas. 

Emergência Climática

Na Conferência Paranaense de Emergência Climática, Liziane Kadine integrou a mesa redonda intitulada “Emergência Climática: Impactos na Biodiversidade e nas Bases Ecológicas do Território Paranaense”.  O evento reuniu pesquisadores de oito universidades do Estado para debater soluções e articular ações de pesquisa científica para enfrentar as mudanças climáticas, com foco em adaptação e mitigação de impactos ambientais, sociais e econômicos.

A conferência é uma ação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) em Emergência Climática e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), da Fundação Araucária e da Itaipu Binacional.

Assessoria de Imprensa
Foto – Itaipu

COMPARTILHE: