A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu na última quarta-feira o Selo Clima Paraná. A cerimônia solene de outorga do certificado ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba. Com isso, a UEM foi a única universidade paranaense que conseguiu o reconhecimento em 2024, pois desenvolveu um trabalho de excelência, enviando a documentação segundo os prazos definidos, de maneira a atender os requisitos do Selo. O evento foi organizado pelo Governo Estadual.
A Reitoria, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) e a equipe de trabalho do Comitê Gestor Ambiental (CGA) participaram ativamente deste processo.
Conforme o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a outorga deste Selo destaca os efeitos positivos das ações da universidade, como a implementação de práticas de gestão sustentável, iniciativas de extensão e pesquisa focadas na redução das emissões de gases de efeito estufa e na promoção de uma cultura de conscientização ambiental entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Vanalli também ressaltou que esse reconhecimento serve como inspiração para outras instituições, incentivando a adoção de práticas semelhantes, colaborando para um futuro mais sustentável para o Paraná e o Brasil.
Para o coordenador da Comissão de Programas de Certificação ODS 2024, professor Rodrigo Camilo, o selo dado à UEM é um reconhecimento de grande importância que destaca os esforços da instituição em prol da sustentabilidade e do enfrentamento das mudanças climáticas. “Essa conquista não apenas reforça o compromisso da UEM com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), mas também projeta a universidade como um modelo de responsabilidade ambiental nos cenários estadual e nacional.”
Da Redação
Foto – Reprodução