MAIS?
No apagar das luzes a administração de Maringá aumenta o número de radares multadores. Estão sendo instalados mais 20 novos aparelhos fiscalizadores de avanço de sinal.
MUITOS
Levando em consideração que já estão em funcionamento 64 radares, o número de novos aparelhos é grande. Pela proporcionalidade aumentarão, e muito, a arrecadação para prefeitura e empresas.
O QUE FALTA
Há esperança de que a futura administração municipal se preocupe mais em administrar do que usar o trânsito para arrecadar. O trânsito é indisciplinado por falta de guardas, agentes. E a indisciplina gera acidentes e mortes.
ELEIÇÃO
O ex-vereador Carlos Mariucci denuncia candidaturas laranjas na última eleição. Cita à Justiça pelo menos quatro, apresentadas apenas para preencher a cota de 30% de gênero, configurando fraude eleitoral.
MUDANÇAS?
A ação na 137ª Zona Eleitoral denuncia o partido Novo, sigla que surgiu para “purificar” a política. O Novo conseguiu duas cadeiras na Câmara de Maringá, mas a denúncia dá nome às candidaturas laranjas.
FAZ DE CONTA
Mariucci denuncia nomes que nem campanha fizeram, daí as votações incipientes: Lucimar Aparecida Miguel (14 votos), Karla Sabrina Ribeiro Moitinho (21), Sônia Aparecida da Silva (55) e Sonia Aparecida Grossi (56 votos).
OLHO GRANDE
E é lógico que o ex-vereador não está denunciando apenas como cidadão: com 1.434 votos na última eleição ele é o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PCdoB, PT e PV). Se cai algum eleito pelo Novo ele assume!
MUITO RISCO
“Caminhões que deveriam respeitar uma velocidade máxima de 90 km/h estão rodando a 120 km/h, 130 km/h, 140 km/h”. A frase preocupada do deputado estadual Luiz Romanelli repercute e alerta para o perigo. Mas nenhuma autoridade toma providências.
DE NOVO!
Moradores da rua Pioneiro Guarino Augusto Basseto, lateral da Horta Comunitária do Jardim Ebenezer, bisam as reclamações. O local continua sendo tratado como depósito de lixo. A Fiscalização da prefeitura deveria fazer plantão ali para flagrar os poluidores.
TELEFONIA
Muito se disse e prometeu com relação ao fim das amolações diárias através das linhas telefônicas, mas até agora nenhuma providência foi tomada. Por isso o deputado federal Beto Richa está apresentando um projeto para travar os excessos das empresas de telemarketing.
MULTAS
O projeto (PL 700/2024) cria o marco regulatório do telemarketing e impõe multas aos transgressores da lei que abusam dos sistemas automáticos robocalls. O número de chamadas abusivas chega a 4 bilhões por semana. Vem aí um leque de restrições.
CRIANÇAS
Na cidade de Capitão Leônidas Marques, depois de anos – desde 2022 – de reclamações o MP está intervindo e obrigando a prefeitura a “se virar” e providenciar as vagas necessárias para preencher as necessidades da rede municipal de ensino.
CRECHES
O MP tem uma grande lista de reclamações sobre a falta de vagas em creches e pré-escolas para crianças com até cinco anos de idade. Como na virada de ano o número de crianças aumentará, a exigência da Justiça se estende ao próximo ano.