A cerimônia de diplomação dos vereadores eleitos para a próxima legislatura da Câmara Municipal de Maringá ocorre hoje, dia 10, às 17 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil reunindo os 23 vereadores, autoridades e convidados. A solenidade é um rito obrigatório previsto pela Justiça Eleitoral e simboliza a confirmação dos resultados obtidos nas eleições de 2024 quando os parlamentares eleitos serão oficialmente reconhecidos e habilitados para tomarem posse de seus cargos, em primeiro de janeiro de 2025, em solenidade que acontecerá às 15 horas, no Teatro Calil Haddad.
Com 23 cadeiras para compor a próxima gestão, a maioria será ocupada por vereadores novatos que se unem a reeleitos e outros três nomes que já passaram pelo cargo. A gestão 2025-2029 do Legislativo maringaense é formada pelos vereadores: Angelo Salgueiro (Podemos), Akemi Nishimori (PSD), Diogo Altamir (PSDB), Daniel Malvezzi (Novo), Uilian da Farmácia (União), Júnior Bravin (Progressistas), Giselli Bianchini (Progressistas), Ítalo Maroneze (PDT), Luiz Neto (Agir), Lemuel (PDT) e Majô (Progressistas), Cris Lauer (Novo), Delegado Luiz Alves (PL), Flávio Mantovani (PSD), Mario Verri (PT), Biazon (União Brasil), Professora Ana Lúcia (PDT), Sidnei Telles (Podemos), Maninho (Republicanos) e Mario Hossokawa (Progressistas), Odair Fogueteiro (Progressistas), Willian Gentil (Progressistas) e Jeremias (PL).
Para o vereador Angelo Salgueiro, que assume o mandato pela primeira vez, a diplomação faz parte do processo que avaliza a escolha dos maringaenses nas urnas. “É um rito importante que antecede a posse dos vereadores comprovando a eleição nas urnas e habilitando o exercício do mandato e da responsabilidade que temos em representar a população na Câmara Municipal. Sem dúvida é uma data importante para todos”, diz Salgueiro.
Alexia Alves
Foto – Reprodução