O Hemocentro Regional de Maringá precisa de doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos. Com a chegada das festas de fim de ano é necessário reforçar os estoques, para garantir o atendimento a pacientes que precisam de transfusões no decorrer desse período, tradicionalmente marcado por maior demanda.
De acordo com uma das assistentes sociais do Hemocentro, Eliane de Sousa Andreatti Piva, nesta semana foram poucos doadores. “É algo muito frequente no fim de ano. Mas nossa demanda não diminui, ou melhor, período do ano tende a aumentar. Embora o O- seja o doador universal, todos os tipos sanguíneos são importantes. Todos são necessários”, diz.
Ainda segundo ela, a doação de sangue é um gesto altruísta e generoso. “Podemos fazer o bem para as pessoas de uma forma simples e objetiva, quem está precisando de sangue não pode esperar, mesmo com todo avanço tecnológico, nada é capaz de substituir o sangue em um tratamento hospitalar ou ambulatorial. No fim do ano devido as férias, as pessoas se ausentam por muitos dias e não se programam para fazer suas doações antes de viajarem, mas a urgência, as cirurgias eletivas os tratamentos não param, por isso antes de curtir as festas e seu merecido descanso, faça um bem a alguém, isso é o que falamos as pessoas todos os dias.”
Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal), já os idosos precisam ter doado sangue ao menos uma vez antes dos 60 anos; pesar no mínimo 50 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Homens podem doar a cada dois meses, enquanto mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre as doações.
O Hemocentro Regional de Maringá fica na avenida Mandacaru, 1.600, Parque das Laranjeiras, ao lado do Hospital Universitário. O telefone é (44) 3011-9400 ou (44) 3011- 9151. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados (excetos feriados), das 7h às 12h30. Na véspera de Natal, no dia 24, funcionará das 7h às 13h. Já no dia 26, funcionará das 13h às 18h30. Na véspera de Ano Novo, no dia 31, funcionará das 7h às 13h. E, no dia 02 de janeiro, das 13h às 18h30.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução