A praça da Catedral de Maringá terá menos grama e mais jardins com plantas, o que resulta em menos espaço para convivência, já que muitos utilizam o local para piqueniques e encontros, especialmente aos domingos. A nova praça não terá a via que a circundava como espaço de estacionamento, que passa a existir dentro do terreiro.
Os trabalhadores da empreiteira que venceu a concorrência do Eixo Monumental estão colocando piso (pavers), porém, muitos acham ser difícil que a praça reformulada seja inaugurada em cinco dias.
O prefeito Ulisses Maia anunciou em outubro no Instagram que as obras de revitalização da Praça da Catedral em Maringá serão finalizadas ainda este ano. As melhorias incluem a renovação do piso, a instalação de iluminação moderna e um paisagismo que trará novas áreas verdes.
O projeto prevê a reestruturação do estacionamento, com mais acessibilidade, a criação de um chafariz e novos espaços de convivência, tudo para criar um ambiente mais acolhedor para a comunidade.
Essa revitalização faz parte do projeto Eixo Monumental de Maringá, que se estende da Praça da Catedral até a Vila Olímpica. Com uma área total de 169 mil metros quadrados, o projeto transformará a região em um espaço incrível para lazer, convivência e segurança.
Na semana passada, o Governo do Estado anunciou que as obras do Eixo Monumental ultrapassaram 50% de conclusão. Do total investido, R$ 20 milhões foram liberados por meio do Programa de Transferência Voluntária da Secretaria das Cidades (Secid). Os outros R$ 28,3 milhões foram investidos diretamente pela administração municipal.
Devido à sua grande extensão, a obra foi dividida em sete trechos, nomeados de A a G. As três primeiras áreas de intervenção que estão em obra neste momento são os trechos A, B e G, que abrangem a Praça da Catedral, a Praça Deputado Renato Celidônio (Praça da Prefeitura) e o entorno da Vila Olímpica, que totalizam aproximadamente 103 mil metros quadrados.
No trecho A, onde está o maior símbolo arquitetônico da cidade, a Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, a revitalização inclui a remodelação de três estacionamentos, quiosques, parque infantil, fonte luminosa e anfiteatro a céu aberto, além de melhorias na acessibilidade.
O trecho B corresponde à Praça Deputado Renato Celidônio, entre as avenidas Tiradentes, Duque de Caxias, XV de Novembro e Herval. O local, conhecido como Centro Cívico de Maringá, está recebendo diversas melhorias de estacionamento, canteiros, instalações sanitárias e a implantação de marquise com quiosque e parque infantil.
Por fim, o Trecho C contempla o espaço da Vila Olímpica entre as avenidas Prudente de Moraes, Duque de Caxias, Colombo e Herval. É onde estão reunidos o Estádio Willie Davids, o Ginásio Municipal Chico Neto, o Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro, um velódromo, quadras de areia e piscinas olímpicas. Além de sediar boa parte das estruturas para prática de esportes, a região abriga um Restaurante Popular e sedia a Feira do Produtor e a maior Feira Livre de Maringá.
Da Redação
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.