Silvio Barros foi eleito como prefeito de Maringá no primeiro turno das eleições municipais, com 131.819 votos e 65,57% dos votos válidos. Em entrevista para o Jornal do Povo, Barros relata a expectativa para os próximos quatro anos. “A expectativa é de que seja um mandato ainda mais transformador para a cidade do que foram os anteriores. O mundo mudou e novos desafios estão diante de nós, mas com a benção de Deus, serão vencidos. Começo o expediente dia 2 às 13h30. Eu e toda a minha equipe estaremos prontos na prefeitura para iniciar nosso mandato. Estamos ansiosos para começar este novo capítulo e trabalhar por Maringá”, diz.
Ainda segundo ele, todos os cargos são obrigatoriamente exonerados, mas alguns serão reconduzidos. “Alguns profissionais serão reconduzidos aos seus postos devido a capacidade técnica e experiência, garantindo a continuidade e eficiência dos trabalhos. Ainda faltam alguns poucos cargos, mas em breve serão anunciados. “
Barros ainda explica que a equipe está totalmente preparada. “Conversei detalhadamente com todos os meus secretários, escolhendo não só pela capacidade técnica, mas também por sua habilidade política. Assim, estamos confiantes de que conseguiremos transformar nossos projetos em resultados concretos e positivos para a população”, afirma.
SECRETARIAS MUNICIPAIS
A gestão Silvio Barros definiu até o momento 26 nomes para as secretarias municipais. Ao todo, serão 32 secretários. Tiago Valenciano ocupará a Secretaria de Cultura; Delegado Luiz Alves comandará duas secretarias, a de Segurança Pública e a Mobilidade Urbana. Vagner Mussio também estará no comando de duas secretarias, a de Limpeza Urbana e a de Infraestrutura. Já Paulo Biazon ficará na secretaria de Esportes e Lazer. Carlos Augusto Ferreira ficará na secretaria de Fazenda; Antônio Carlos Nardi ficará responsável pela secretaria de Saúde; José Roberto Behrend ficará no Instituto Ambiental de Maringá (IAM); Leandro Bravin ficará na secretaria de Assistência Social; Fernando Brambilla assumirá a secretaria de Educação; Denise Silva ficará com a secretaria de Comunicação, Sandra Franchini ficará na secretaria de Juventude e Cidadania; Coronel Audilene Rocha será responsável pelo Procon; Carmen Inonocente ficará na secretaria da Criança e do Adolescente; Tiago Renan Barros será o chefe de gabinete; Edinho Paliari ficará na Maringá Previdência; Marcos Aurélio da Silva ficará na secretaria da Pessoa com Deficiência; Rogério Bernardo ficará na secretaria do Trabalho, Renda e Agricultura Familiar; Isolene Niedermeyer ficará na secretaria da Aceleração Econômica e Turismo; Olga Agulhon assumirá a secretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Matheus Barros ficará na secretaria de Urbanismo e Habitação; Tenente Edson Luiz ficará na secretaria de Gestão de Pessoas; Luis Turchiari ficará na Logística e Compras; Douglas Galvão na Procuradoria-Geral do Município; Coronel Marcelo Pessôa na secretaria de Governo; Gustavo Silva na direção do Aeroporto Regional de Maringá e Artur Tunes na Secretaria de Obras Públicas.
As secretarias de Assuntos Metropolitanos, Agência Maringaense de Regulação (AMR); Compliance e Controle; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam); Proteção e Bem-Estar Animal e Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (AmTech) ainda não tiveram os nomes definidos.
CURRÍCULO
Tiago Valenciano é graduado e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, além de doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Tem especialização em administração de casas legislativas e está concluindo MBA em Marketing Político e Comunicação Governamental pelo IDP-Brasília. É servidor público da Câmara Municipal de Maringá, sendo o atual Diretor Legislativo, e foi chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná em 2023.
Luiz Alves da Silva Alves é carioca, tem 44 anos, é delegado pela Polícia Civil do Estado do Paraná (PC-PR) há 10 anos. Ele é graduado em Direito pela Universidade Salgado Oliveira, especialista em Direito Eleitoral, pelo Instituto Universitário Cândido Mendes, e em Análise Estratégica da Segurança, pela Escola Superior da Polícia Civil do Paraná.
Vagner Mussio é casado e pai de três filhos. O maringaense, de 53 anos, possui formação em Tecnologia em Processos Gerenciais, pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), e em Mecânica, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e experiência como administrador de empresas. Na gestão pública, em Maringá, foi secretário de Serviços Públicos e diretor de Operações da Defesa Civil, entre fevereiro de 2008 e novembro de 2014. A nível estadual, foi assessor técnico da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, em 2017, chefe regional para Maringá da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), em 2018, e assessor da presidência da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em 2019. Além disso, soma passagens como assessor na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e na Câmara dos Deputados.
Natural de Cruzeiro do Oeste, município da região noroeste do Paraná, Paulo Biazon reside em Maringá desde 1999. O vereador é formado em Educação Física, pela UniCesumar, e atleta da categoria faixa preta, de Karatê. Em 2009, fundou a Associação Maringaense de Karatê Shotokan (AMKS), a fim de promover o esporte de forma gratuita. Entre 2010 e 2021, serviu à Polícia Militar do Paraná (PM-PR) em diferentes funções. Na corporação, chegou a coordenar disciplinas de formação na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (ESFAEP) e, ainda, da equipe de motos do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Maringá.
Carlos Augusto Ferreira, de 63 anos, é natural de São Paulo, viúvo, com quatro filhos e dois netos maringaenses. Com mais de três décadas de experiência como empresário e executivo sênior, possui formação em Engenharia Industrial Mecânica, além de um MBA pela Northeastern University, em Boston, e um Master of Business Sciences pela Universidad de Navarra, em Barcelona. Ao longo de sua carreira, atuou em posições executivas de destaque em empresas nacionais e multinacionais, incluindo Grupo Telefônica Brasil e Espanha, Brasil Telecom, Unibanco Brasil e EUA, Towards Technologies Company, PricewaterhouseCoopers e Companhia Sul-Americana de Distribuição (CSD).
Antes de atuar em Maringá, Antônio Carlos Nardi foi secretário de Saúde em Floresta, de 1989 a 2000, e em Marialva, de 2001 a 2006. Com as experiências acumuladas, atuou em diversos conselhos estaduais e nacionais ligados a esta área, participando diretamente da formulação de políticas públicas. No Ministério da Saúde, foi secretário executivo entre 2016 e 2018. E, no Governo do Paraná, foi secretário de Saúde entre 2018 e 2019.
José Roberto Behrend é graduado em Tecnologia em Processamento de Dados, pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), bacharel em Geografia, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e especialista em Gestão e Auditoria Ambiental, pela Trecsson Business School. Na gestão pública, possui experiências como diretor técnico das extintas secretarias municipais de Meio Ambiente e Saneamento Básico e superintendente da Agência Maringaense de Regulação, entre 2011 e 2015. Foi chefe regional do escritório em Maringá e diretor de licenciamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), entre 2015 e 2018. Em Londrina, atuou como secretário municipal de Meio Ambiente, entre 2019 e 2021. Além disso, é empresário atuante na área de consultoria ambiental, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia do Paraná (CREA-PR), e conselheiro regional da Associação dos Geógrafos Brasileiro (AGB).
Leandro Bravin é engenheiro civil, formado pela Unicesumar, e possui MBA em Gerenciamento e Execução de Obras, também pela Unicesumar. Atualmente, cursa especializações em Administração e Planejamento de Projetos de Impacto Social e em Gestão Pública, ambas pela Faculdade Campos Elíseos. Atuou profissionalmente como engenheiro civil em construtoras, incorporadoras e loteadoras de Maringá e região, entre 2016 e 2018. Desde então, trabalha como consultor em gestão empresarial e é empresário do ramo gastronômico. Antes da formação no Ensino Superior, também atuou como atleta profissional de futebol por 10 anos, com passagens pela categoria de base da Seleção Brasileira, pelo Londrina Esporte Clube, pelo Clube Atlético Paranaense, e pelo Royal Sporting Club Anderlecht, da Bélgica, entre outros.
Fernando Brambilla, de 44 anos, é advogado, formado pela Unicesumar, e tem especializações em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e em Direito do Estado, pela Unicesumar. Em Santa Fé, onde reside, atuou como vereador, entre 2005 e 2006, e cumpre o quarto mandato como prefeito. Em 2020, foi reeleito pelo MDB com 3.544 votos. Por duas vezes, nas gestões de 2011 e de 2022, foi presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
Denise Cristina da Silva é formada em Jornalismo, pela Faculdade Maringá, e especialista em Comunicação Governamental e Marketing Político, pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Se especializou em marketing digital para políticos, atendendo parlamentares dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Roraima, Piauí, Rondônia, Pará e Acre. Atuou para políticos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, no Ministério da Saúde e na liderança do Governo Federal.
Pedagoga, formada pela Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN), Sandra Franchini também possui graduações em Moda, em Design de Interiores, e em Gestão Hospitalar, pela Unicesumar. É especialista em Método Montessori-Lubienska, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e em Gestão do Design, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). E, além disso, possui mestrado em Design de Moda, concluído pela Universidade Anhembi Morumbi.
Natural de Terra Rica, Audilene Rosa de Paula Dias Rocha tem 65 anos, é casada e mãe. Coronel da Reserva da Polícia Militar do Paraná, possui vasto currículo dedicado à Segurança Pública. Em 2018, foi a primeira mulher a assumir o Comando-Geral da PMPR. Antes, em 2016, desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior da corporação e, em 2015, foi responsável pela chefia da segurança da vice-governadoria. No 4º Batalhão (BPM), sediado em Maringá, exerceu importantes funções, comandando ou chefiando diferentes setores, como o Pelotão de Trânsito, e as seções de Planejamento, de Inteligência, de Justiça e Disciplina, e de Transporte e Logística.
Carmen Abilene Soriano Inocente tem 61 anos e é mãe de dois filhos. É formada em Serviço Social, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e especialista em Gestão em Saúde e Auditoria, pela Faculdade Ingá. Servidora pública municipal desde 1989, ela atua majoritariamente na Secretaria de Saúde, onde já assumiu os cargos de coordenadora, de gerente de regulação de especialidades e cirurgias eletivas, e de diretora de assistência e promoção à Saúde.
Tiago Renan Barros é filho da falecida empresária Cristina Barros, que se tornou conhecida em Maringá pela atuação no ramo de eventos, especialmente ao longo da década de 1990. Começou a trajetória profissional como administrador de empresas na área da Comunicação e dos setores alimentício e de marmoraria, entre 2008 e 2013. Ao mudar para Santa Catarina, em 2014, passou a se dedicar ao marketing político. Por cinco anos, atuou na assessoria do então senador Paulo Bauer, e prestou serviços para o Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) daquele Estado, especialmente na abertura e no gerenciamento de bases eleitorais. De volta a Maringá, integrou as equipes de campanha: de Coronel Audilene, que concorreu como candidata à prefeita pelo Progressistas, em 2020; de Jair Bolsonaro, que disputou a presidência da República pelo Partido Liberal (PL), em 2022; e de Silvio Barros, entre agosto e outubro deste ano. Atualmente, é administrador de uma operadora on-line de turismo.
Edson Paliari é servidor da Prefeitura de Maringá há 33 anos. Economista e especialista em Gestão Pública, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), também é casado, pai e avô. Ao longo da carreira, atuou como: coordenador de Controle de Serviços, gerente de Viação, e diretor administrativo da antiga Secretaria de Obras Públicas; diretor de Serviços Públicos na extinta Secretaria de Meio Ambiente; e diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Marcos Aurélio Silva é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e já liderou a Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá (Assama). Sua experiência inclui atuação em projetos de inclusão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Rogério Bernardo tem 42 anos e possui graduação em Administração, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman), e especialização em Controladoria e Gerência Financeira, pela Faculdade Maringá. É servidor público municipal de Ângulo desde 2007, com passagens pelos departamentos de Recursos Humanos e de Controladoria Interna. Na vida pública, atuou como vereador de 2009 a 2012, assumindo a presidência no segundo biênio daquele mandato, e como vice-prefeito entre 2013 e 2016. Foi eleito prefeito em 2016 e reeleito em 2020, pelo Partido Social Democrático (PSD), com 1.760 votos (79,75% dos votos válidos). Também assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) em 2021 e em 2023.
Premiada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) como “Mulher Empreendedora”, em 2016, Isolene Niedermeyer participou do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM Mulher) por oito anos. Também ajudou a fundar a Associação de Mulheres Maringaense Empreendedoras (AMME) e, atualmente, preside a Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomércio-PR. Niedermeyer é fundadora da Cia Magistral, uma escola de confecção de lingerie com atuação nacional, e coautora de três livros sobre empreendedorismo.
Olga Agulhon é pedagoga e especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Filha de pioneiros, é produtora rural e chegou a compor o Conselho de Administração da Cocamar Cooperativa Agroindustrial. Na Literatura, publicou quatro livros, fundou e presidiu a Academia de Letras de Maringá (ALM), onde ocupa a cadeira de número 24, cuja patrona é Lygia Fagundes Telles. Também é membro da seção maringaense da União Brasileira de Trovadores (UBT), da seção paranaense da Academia de Letras do Brasil, e da Academia Paranaense da Poesia.
Matheus Barros é o segundo filho do prefeito eleito. Formado em Engenharia Civil pela UniCesumar, se especializou profissionalmente como consultor. Atuou para o programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em sete cidades do Mato Grosso do Sul, na criação de políticas públicas, gestão de resíduos, planejamento urbano e desenvolvimento econômico. Atua, também, para a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), como consultor de vigilância tecnológica.
Edson Luiz Pereira é oficial formado pela Academia Policial Militar do Guatupê, ex-comandante do 3º Pelotão da Polícia Rodoviária Estadual e do Pelotão de Choque, graduado em Direito pelo UniCesumar, ex-vereador, ex-secretário de Trânsito de Maringá e coordenador da Defesa Civil.
Luis Turchiari é casado, pai de três filhos e avô de uma neta. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em 2018, durante a gestão de Cida Borghetti como governadora do Paraná, trabalhou como diretor Jurídico da Fundação Estatal de Atenção em Saúde (FUNEAS).
Formado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Douglas Galvão atuou como vice-presidente da subseção maringaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por dois mandatos, entre 2010 e 2012, e entre 2013 e 2015. No Poder Executivo, exerceu diferentes funções ligadas ao Direito, como as de assessor jurídico (2006 a 2008), subprocurador judicial (2012), subprocurador-geral (2014 a 2016) e procurador-geral (desde 2021). Entre 2019 e 2020, também atuou como diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas.
Marcelo Américo Vieira Pessôa é casado e pai de duas filhas. Ele é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Possui MBA em Administração Estratégica, pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), e especialização em Psicopedagogia Escolar, pelo Centro de Estudos de Pessoal (CEP) do Exército Brasileiro. Além disso, é especialista e mestre em Ciências Militares pela Escola Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).
Gustavo Silva possui formação superior em Aeronáutica, Aviação, Ciência e Tecnologia Aeroespacial pela Unicesumar. Dedicado ao setor, possui diversas certificações pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), como em “Gerenciamento da Segurança Operacional” e em “Gestão de Processos e Operações Regulamentares”, e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), como “Investigador de acidentes aeronáuticos”. Profissionalmente, atuou para a Terminais Aéreos de Maringá SBMG S.A. como coordenador e gerente de Segurança e Resposta à Emergência, e atua como gestor de Safety e Emergency para a Fraport Brasil, subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ao longo da carreira, se especializou em continuidade de negócios e em gestão estratégica de crises, trabalhando diretamente na reconstrução do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, depois das enchentes do primeiro semestre de 2024. Silva também conquistou dois prêmios sobre inovação emitidos pela ANAC.
Artur Tunes é formado em Engenharia Civil, pela UEM, há 26 anos. É sócio-fundador da Construtora Regente, desde 2003, e atuou como responsável técnico da Engeart Construções, de 2013 a 2024. Foi diretor da AEAM, entre 2009 e 2012, e, também, diretor da seção maringaense do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), entre 2011 e 2013. Prestou serviços para diversos municípios da região, como Mandaguaçu, Presidente Castelo Branco, Atalaia, Iguaraçu e Ângulo, atuando no desenvolvimento e na coordenação de aprovações de projetos civis e de infraestrutura. Em Floraí, como cargo comissionado, coordenou as atividades de engenharia, entre 2002 e 2012, e, em Faxinal, como pessoa jurídica, prestou assessoria ao mesmo departamento, entre 2013 e 2016.
Jornal do Povo
Foto – Reprodução