O prefeito Ulisses Maia encerra sua administração neste dia 31 de dezembro e avalia seu trabalho à frente da prefeitura de Maringá durante os últimos 8 anos, nas gestões (2017 – 2020 / 2021 – 2024), e fala sobre os planos para o futuro já pensando nas eleições de 2026.
Prefeito Ulisses Maia como o senhor avalia esse último ano de seu mandato?
R: Foi um ano de muitas conquistas para Maringá. Nossa cidade foi eleita a melhor cidade do Brasil para se viver pela quarta vez, segundo o ranking promovido pelo Macroplan. Conquistamos esse importante título de qualidade de vida por quatro anos, mesmo com uma pandemia no meio do caminho. Neste ano, Maringá também se destacou como uma das melhores do Brasil em educação e alcançou a melhor pontuação entre as cinco maiores cidades do Paraná, com nota de 7,2 no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Essa nota é motivo de muito orgulho para nossa cidade e é o resultado de diversas ações implementadas ao longo dos últimos oito anos, inclusive solucionando problemas históricos da educação. Também recebemos oficialmente neste ano o Selo Diamante em transparência pública, um reconhecimento que faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública, realizado pelos Tribunais de Contas e pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas, e que reforça o compromisso da gestão municipal com a eficiência e controle social. Entregamos o Hospital da Criança, o maior em estrutura direcionado para o atendimento e tratamento especializados de média e alta complexidade, de crianças e adolescentes. Além disso, entregamos mais de 20 obras e iniciamos tantas outras. Com os diversos investimentos em saúde, educação, segurança, habitação social e outras áreas, Maringá encerra 2024 com muitos motivos para celebrar.
Maringá evolui principalmente em quais áreas durante esses 8 anos da sua administração? Além das ações concretas, o senhor conquistou um bom relacionamento com os governos Estadual e Federal para novos avanços?
R: Durante esses oito anos de mandato, mantivemos uma relação de proximidade e parceria com os governos Estadual e Federal, sempre com o objetivo de trazer investimentos e melhorias para Maringá. Essa relação resultou em diversas obras entregues e iniciadas por meio de convênios, como é o caso da revitalização da área central da cidade, com as obras do Eixo Monumental e a construção do Centro de Eventos Oscar Niemeyer, por exemplo.
Posso afirmar seguramente que a nossa cidade avançou em todas as áreas nesses oito anos. Os diversos investimentos colocaram a saúde pública da cidade como a 9ª melhor do Brasil. Nesses oito anos, contratamos 820 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros servidores. Foi a maior contratação de profissionais de saúde da história de Maringá. Também investimos na modernização dos espaços de saúde, construímos as UBSs do Maringá Velho e do Conjunto Paulino, o Hospital da Mulher e a UBS do Jardim Andréa estão em construção, além da reforma em andamento na UBS da Vila Operária.
Na educação, ampliamos a oferta de vagas no ensino infantil com o programa de Compra de Vagas em instituições particulares. Com esse investimento, de mais de R$ 60 milhões, praticamente zeramos a fila de espera, que tinha 5 mil crianças no início de 2017. Nesses oito anos, foram 56 escolas e Cmeis construídos, reformados e ampliados, entre tantas outras medidas que colocaram Maringá no topo do Ideb.
Na segurança, aumentamos em 43% o efetivo de agentes da Guarda Civil Municipal, criamos a Patrulha Maria da Penha e a Patrulha Escolar e ainda implantamos a ‘Escola da Guarda’, para formação e capacitação dos agentes. Além disso, instalamos o sistema de segurança mais moderno e inteligente do País: o Centro de Controle Integrado (CCI), com inteligência artificial e câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. Também iniciamos a troca de mais de 55 mil pontos de iluminação pública por LED, o que proporciona ainda mais segurança para a população.
Na área da habitação social, criamos um projeto revolucionário e inovador, que já recebeu diversos prêmios estaduais e nacionais: o ProZeis. Com esse programa, nós identificamos áreas com potencial construtivo que antes não podiam receber edifícios verticais, e transformamos em locais de habitação popular. Já foram entregues 1,5 mil apartamentos, outros 1,2 mil estão em execução e 3 mil serão construídos. Essas são apenas algumas das políticas públicas implementadas nos últimos anos, sempre com foco na qualidade de vida e no bem-estar dos maringaenses.
Qual foi a maior dificuldade enfrentada na primeira gestão? E na segunda? E as maiores conquistas?
R: O principal desafio enfrentado, acredito que não só para mim, mas para todos os gestores públicos, foi a pandemia da Covid-19. Enfrentamos uma crise sanitária sem precedentes, que exigiu decisões rápidas e estratégias de saúde pública para proteger o nosso bem mais precioso: a vida das pessoas.
Já as conquistas foram incontáveis. Maringá acumula mais de 100 rankings e prêmios que confirmam os avanços promovidos nos últimos oito anos. Fomos eleitos a melhor cidade do Brasil para se viver quatro vezes: em 2017, 2018, 2021 e 2024. Maringá é a 9ª melhor cidade do Brasil na área da saúde; a 6ª em empreendedorismo; a 8ª mais tecnológica e inovadora; a 2ª mais segura do Paraná; tem a melhor educação entre as cinco maiores cidades do Estado; tem o melhor saneamento do Brasil; foi reconhecida pela ONU como Cidade Árvore do Mundo por três anos consecutivos; foi reconhecida como Cidade Amiga da Pessoa Idosa; recebeu Selo Diamante em transparência na gestão pública em 2022 e 2023, entre tantas outras conquistas comprovadas.
O senhor encerra esses dois mandatos com sensação de dever cumprido? Ficou algo que gostaria de ter feito?
R: Chego ao final de dois mandatos como prefeito de Maringá com o coração cheio de gratidão e um profundo sentimento de missão cumprida. Nossa meta sempre foi devolver Maringá para os maringaenses e foi isso que fizemos. Foram oito anos trabalhando para as pessoas, para melhorar a vida delas e garantir cada vez mais bem-estar e qualidade de vida. E a única forma de fazer isso é ouvindo as pessoas. Além de tantas conversas pelas ruas e por onde passamos, sempre estivemos com o gabinete de portas abertas para todos e todas. Mantivemos diálogo constante com a população para conhecer as demandas e trabalhamos muito para entregar soluções. Foi esse trabalho incansável de toda a nossa equipe que fez com que Maringá alcançasse o topo em qualidade de vida. Nossa cidade tem o maior valor investido em obras públicas entre os municípios do interior do Paraná, com 250 obras concluídas ou em andamento desde 2017. São obras que transformaram e que ainda vão transformar a vida dos maringaenses, incluindo novas UBSs, novas escolas e Cmeis, novos centros esportivos, novas ciclovias, o Eixo Monumental, o Centro de Eventos Oscar Niemeyer e tantas outras.
Quais os planos do Ulisses Maia para o próximo ano? Podemos esperar uma próxima eleição futuramente?
R: Continuo a trabalhar, como faço desde menino. Sou advogado e também tenho a vocação política. Quero continuar a trabalhar pelas pessoas. Acredito que a política é o caminho mais eficaz para melhorar a vida da população. E sim, com certeza serei candidato nas próximas eleições de 2026. Há a disputa para deputado estadual, federal, senador, vice-governador e governador, entre outros, e serei candidato, representando Maringá.
Uma mensagem final para os maringaenses
R: Quero expressar minha profunda gratidão aos maringaenses pela confiança e parceria nesses oito anos que estive à frente da nossa cidade, a melhor do Brasil para se viver. Cada projeto realizado e cada conquista alcançada foi fruto de um trabalho coletivo, dessa união entre o poder público e a comunidade. Nasci e cresci em Maringá e amo essa cidade de todo coração. Vamos continuar trabalhando para que Maringá siga crescendo, avançando em todas as áreas e nos orgulhando Brasil afora. Muito obrigado, Maringá!