A Câmara de Maringá fez na última sexta-feira (3), a primeira Sessão Extraordinária do ano. Os projetos de lei que mudam a estrutura administrativa dos poderes Executivo e Legislativo Municipal foram aprovados em primeira discussão. As matérias seguem para votação em segunda discussão em sessão extraordinária hoje, a partir das 9h30.
O Projeto de Lei Complementar 2332/2024 de autoria do Poder Executivo retrata a transferência da unidade administrativa Assessoria de Defesa Civil da Secretaria de Segurança Municipal (SSM) para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), sendo aprovado com 23 votos favoráveis.
Já o Projeto de Lei Ordinária 17109/2025 de autoria da Mesa Executiva modifica a estrutura orgânico-administrativa da Câmara Municipal de Maringá e dá outras providências, sendo provado com 23 votos favoráveis.
Para atender os gabinetes parlamentares, criados por causa da Emenda à Lei Orgânica n. 61, de 19 de dezembro de 2022 que expandiu de 15 para 23 vereadores, foram ampliados oito cargos de Chefe de Gabinete, oito de Assessor Parlamentar e 16 cargos de Assessor de Gabinete.
Também ampliadas as vagas dos cargos de provimento efetivo de Advogado, Assessor Administrativo, Assessor Legislativo, Assistente Administrativo e Contador e criados dois cargos de nível superior de provimento efetivo: um de Assessor Legislativo (Especialidade Urbanismo – Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo); e outro de Assessor Legislativo (Orçamento – Ciências Contábeis ou Economia).
O projeto de lei cria a Diretoria Financeira, vinculada à Diretoria Geral, sendo responsável pela gestão das atividades financeiras da Casa, coordenando o planejamento orçamentário, supervisionando receitas e despesas, liderando e dirigindo a equipe financeira, promovendo a capacitação e otimização dos processos; assegurando a conformidade legal e a eficiência no uso de recursos; e elaborar relatórios financeiros para subsidiar decisões estratégicas.
Também há a criação do Núcleo de Assessoramento Técnico Superior, vinculado à Diretoria Legislativa, para o fornecimento de suporte técnico frequente e especializado aos parlamentares e às comissões permanentes ou temporárias da Câmara Municipal, nas áreas de contabilidade pública, urbanismo, engenharia, planejamento urbano, infraestrutura e outras questões pertinentes à gestão pública, entre outras atribuições.
Há ainda a reestruturação do organograma do Poder Legislativo com a transformação da Coordenadoria de Comunicação Social em Diretoria de Comunicação Social, vinculada à Presidência da Câmara Municipal, e criação das Coordenadorias de Comunicação Institucional e Coordenadoria de Comunicação Digital.
Da Redação
Foto – Reprodução
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