Início Destaques do Dia Cemitério Municipal é alvo de descaso e roubos

Cemitério Municipal é alvo de descaso e roubos

Moradores têm expressado preocupação e indignação com as condições do Cemitério Municipal, que, segundo relatos, sofre com o abandono e a falta de manutenção adequada. Familiares de sepultados denunciam a falta de limpeza, o crescimento de mato e a ausência de infraestrutura básica no principal cemitério da Cidade.

A falta de limpeza no cemitério tem sido uma das maiores queixas dos frequentadores. Relatos indicam que a vegetação tomou conta de grande parte do local, com mato alto e entulho acumulado em diversos pontos. “É uma situação de total descaso. O mato cresce sem controle, impedindo a circulação das pessoas, e muitos túmulos estão cobertos por vegetação, o que também dificulta a identificação das sepulturas. Quando chove, como esse final de semana, muitas árvores caem e pioram a situação”, afirmou Alessandro Souza Alves, que costuma visitar o túmulo do seu pai no local.

Além disso, o espaço também tem gerado preocupação por conta da falta de segurança. Em algumas áreas, especialmente nas partes mais distantes do cemitério, Alves relata que há dificuldade para transitar com segurança pela ausência de iluminação pública, o que tem levado ao aumento de incidentes de vandalismo e furtos.

“Já vi famílias reclamando que itens dos túmulos foram roubados. Com a falta de luz, fica perigoso ir ao cemitério, principalmente à noite, eu mesmo tenho bastante medo, toda vez que visito costumo ir embora umas 18h, mas sempre gostaria de ficar um pouco mais”, disse Alves.
Ao ser procurada, a Prefeitura informou que iniciou, no sábado, um mutirão de roçada e limpeza no Cemitério Municipal. As equipes da Secretaria de Limpeza Urbana realizam o recolhimento de materiais descartados no local, de resíduos de construção das sepulturas e de galhos. Os serviços no Cemitério, que tem 255 mil metros quadrados e cerca de 35 mil sepulturas, seguirão nas próximas semanas.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: