Com a chegada de 2025, um dos primeiros movimentos de maringaenses, após as festas de fim de ano, tem sido a busca pela saúde e bem-estar. A procura por academias na Cidade disparou, refletindo o aumento da adesão a hábitos mais saudáveis, especialmente após as tradicionais promessas de Ano Novo. Entre os maringaenses, a “vida saudável” tornou-se a principal resolução, e a demanda por atividades físicas tem sido um reflexo desse movimento.
Nos primeiros dias de janeiro, diversas academias de Maringá registraram um aumento significativo nas matrículas e adesões aos planos de atividades. Entre as mais procuradas, estão as academias de musculação e atividades aeróbicas, como, yoga, pilates e funcional, que oferecem uma alternativa para quem busca não só um corpo em forma, mas também qualidade de vida.
Em uma das academias mais tradicionais da Cidade, o personal trainer Adolfo Ribeiro, relatou que a procura já ultrapassou as expectativas. “É um movimento anual, mas esse ano, a procura tem sido ainda maior. Estamos com a agenda de aulas lotada e a procura por pacotes de adesão para novos alunos tem sido intensa, especialmente durante a primeira semana útil do mês. A maioria busca emagrecimento e condicionamento físico, mas também há muitos que querem melhorar a saúde mental e a disposição”, comentou.
O mês de janeiro costuma ser uma época de renovação de hábitos, e as academias se preparam para atender a essa demanda crescente. Algumas delas, inclusive, têm investido em pacotes promocionais para atrair novos alunos, com o objetivo de fidelizar aqueles que, muitas vezes, desistem no decorrer do ano.
O aumento da procura por academias neste início de ano também está ligado a fatores como a busca por um estilo de vida mais saudável e a vontade de melhorar a aparência física. Adriana Silva Souza Alves, funcionária pública, é uma das pessoas que fez promessas para o novo ano e se matriculou em uma academia. “O início de ano sempre dá um gás novo. Ano passado eu comecei na academia, mas acabei parando por motivos pessoais. Em 2025, meu foco é o emagrecimento e também deixar o sedentarismo de lado, estou analisando a possibilidade de um acompanhamento com nutricionista também. Esse ano vai!” brincou ela.
Apesar da alta demanda no começo de ano, as academias enfrentam o desafio de fidelizar os alunos ao longo do ano. A sazonalidade é uma característica conhecida do setor. O entusiasmo de janeiro, por vezes, diminui nos meses seguintes. Para reverter esse quadro, muitos espaços investem em inovações, como aulas diferenciadas, parcerias com nutricionistas e programas personalizados de emagrecimento e saúde.
Alexia Alves
Foto – Reprodução