O Hemocentro Regional de Maringá, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou 23 coletas externas no ano passado em 16 municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná. No total foram coletadas 1.524 bolsas e feitos 1.931 atendimentos em Mandaguaçu, Iguaraçu, Ângulo, Astorga, Paiçandu, Itambé, Colorado, Floraí, Nova Esperança, Marialva, Santo Inácio, Santa Fé, Munhoz de Melo, Lobato, Ivatuba e Maringá.
De acordo com o diretor do Hemocentro, Gerson Zanusso Jr., os números expressivos representam o trabalho e esforço da equipe do Hemocentro, que recebeu em 2024 um grande aumento nos atendimentos. “As campanhas foram excelentes neste ano. Devido ao aumento da demanda transfusional, aumentamos o número de campanhas e coletas externas em 2024, sendo que visitamos muitos municípios diferentes e alguns deles mais de uma vez.”
Ainda segundo ele, são feitos 80 atendimentos por campanha, totalizando aproximadamente 60 bolsas por coleta. “Foi muito gratificante e ajudou na manutenção dos estoques. Principalmente, pelo aumento do número de doações no segundo semestre de 2024. O Hemocentro da UEM agradece aos doadores de Maringá e região por todo o esforço durante o ano de 2024”, avaliou o diretor.
Além disso, 2024 foi marcado por um grande aumento de demanda para o Hemocentro, de cerca de 30%, comparado à média de atendimentos de 2023. Também por causa do aumento de demanda das unidades conveniadas da região de Maringá, foi observado um acréscimo de 400% na quantia de hemocomponentes enviados para atendimentos de estoques de agências transfusionais.
Da Redação
Foto – Reprodução