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Ser Empreendedor – Da Ideia a Ação

Cultura é aquilo que as pessoas fazem quando ninguém está olhando.

Muito se fala no assunto, de que em nosso país o empreendedorismo só acontece por necessidade, isto é, quando alguém é demitido do emprego ou se aposentou. Mas as palavras daquele que foi o grande guru da administração mundial, Peter Drucker mesmo em sua velhice continuou como um jovem cheio de ideias. Ele disse: Quando se coloca o Brasil num gráfico de linha reta, eliminando os altos e baixos, sua curva de desenvolvimento é uma das mais fortes da história. Nos últimos 50 anos, vocês passaram, pelo que acompanhei, por cinco crescimentos econômicos e cinco ou seis colapsos, isto é, grandes crises e mostraram como empresas e pessoas, uma enorme maleabilidade e resistência”.

O espírito empreendedor do povo brasileiro aliado à sua criatividade o torna muito especial.  As  empresas daqui também começaram a se globalizar, citando alguns exemplos: Ambev que hoje é sinônimo de cerveja no mundo, Gerdau, Weg e outras… A administração dos dias atuais é rápida até nos erros. É melhor errar rápido do que acertar lento. Muita gente morre na praia porque têm ideias maravilhosas, mas não têm planos que deem sequência nas ideias.

O que aprendemos com a Apple? Aprendemos que antes perdia o jogo quem errava e hoje perde quem acerta por tempo demais. Ou seja, em time que ganha, se mexe sim. O mundo de hoje, capitaneado pelo ChatGPT é um ambiente fluído e sem fronteiras. Como brasileiros, temos bons exemplos e mostramos que somos mais do que apenas um “país tupiniquim”, exportador commodities, e de mão de obra. Estamos sim, exportando cérebros de obra, hoje temos cientistas reconhecidos lá fora e que, infelizmente não ficam por aqui por absoluta falta de incentivo. Mas isso é uma questão de governo.

Mas é preciso mais, é preciso mudar o foco do país para educação de resultados que transforme o pouco em muito, o pequeno em grande. O dinheiro não acaba, ele apenas muda de mão. E quando se fala em dinheiro no Brasil, o que mais a população quer é que se acabe com a corrupção, com a gastança de estado, a politicagem, estas sim, são bactérias que matam o empreendedorismo.

As empresas precisam de mais amor, isto é, paixão, fazer as pessoas se apaixonarem pelo seu negócio, fazer a equipe se apaixonar pela clientela, nada resiste a isso. CEOs estressados acabam somente estressando as equipes e acabam tirando o verdadeiro foco dos resultados.  E neste equívoco acabam premiando quem não merece e até demitindo quem produz. Empresários felizes geram funcionários felizes e produtivos que se transformam em empreendedores e estes fazem a felicidade dos clientes, isto é, resultados econômicos e emocionais que levam qualquer negócio ao topo.

O futuro já chegou. Não é apenas sonhar. É sonhar, ter ideias, planejar e fazer. O sucesso é prática. Sim, aqui falamos em transformar ideias da teoria para a ação e isso só acontece com pessoas entusiasmadas. O Brasil pode melhorar muito ainda, ser um gigante do cenário mundial e isso certamente dependerá da construção de novas tecnologias, de um novo posicionamento profissional, fundamentalmente de educação que depende tanto de mim quanto de você. Pois tem sido incrível, de norte a sul deste país, faltando gente qualificada para trabalhar. Essa é a briga das empresas no momento.

E esta educação deve ensinar, no mínimo, que não se pode fechar os olhos para o roubo, a corrupção, a insegurança jurídica, a politicagem,  seja em qual escalão de comando que exista, seja no policial da estrada, na banca da feira ou no  qualquer outra atividade, e no máximo, ensinar a fazer mais e melhor, sempre, em tudo o que se faz.  Se tiver vento, o negócio é ajustar as velas e seguir em frente. O mundo estaria arruinado se cada um fizesse somente a sua parte. É preciso fazer mais. Afinal, cultura é aquilo que as pessoas fazem quando ninguém está olhando.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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