Apesar de estar oficialmente em recesso, a Câmara Municipal de Maringá segue com uma movimentação nos bastidores. Embora as atividades legislativas retornem apenas em fevereiro, os vereadores já estão trabalhando, mesmo com a Casa de Leis passando por um processo de reformas e reestruturação. O principal foco dessa reestruturação está na adequação dos gabinetes, que precisam ser reorganizados para acomodar a nova composição da casa, mas nem todos os espaços estarão prontos de imediato.
Em uma solução provisória, parte dos vereadores e seus assessores estão se adaptando e dividindo espaços nos setores administrativos da Câmara enquanto as obras que contemplam a construção de novos gabinetes e garagens, instalação de elevador e outras adequações necessárias para comportar mais oito vereadores e suas equipes, continuam. Essas modificações têm o intuito de otimizar os trabalhos legislativos e garantir a continuidade das atividades, ainda que fora do período oficial de funcionamento.
Em entrevista recente, o presidente da Câmara, vereador Mário Hossokawa, confirmou que as reformas nos gabinetes estão praticamente concluídas, mas com alguns detalhes a serem ajustados. Ele explicou que mesmo com a reforma em andamento e com a Câmara oficialmente fechada ao público, muitos vereadores já iniciaram atividades em regime remoto e continuam se dedicando ao trabalho, com reuniões, organização de pautas e até atendimentos a cidadãos. “Embora a parte da construção ainda esteja devagar, os vereadores já estão apresentando requerimentos, fazendo indicações e protocolando projetos de lei”, afirmou o presidente.
Contudo, o processo de reforma não está livre de obstáculos. De acordo com Hossokawa, a obra está andando com dificuldades devido à escassez de mão de obra qualificada, o que tem atrasado o andamento dos trabalhos. “A empresa responsável pela obra está tendo muita dificuldade para contratar pedreiros, serventes e mestres de obra. Isso tem gerado um atraso considerável nas reformas”, explicou.
A reestruturação da Câmara ocorre em um momento de grande expectativa, tanto por parte dos parlamentares quanto da população. A melhoria na infraestrutura do prédio do Legislativo promete otimizar o trabalho dos vereadores e, consequentemente, oferecer um serviço mais ágil e eficaz à comunidade maringaense. A expectativa de que os trabalhos na Câmara, com as reformas finalizadas, sejam retomados a partir do dia primeiro de fevereiro.
Alexia Alves
Foto – Reprodução