Início Colunistas Pensamentos paralisantes e os desafios dos momentos difíceis

Pensamentos paralisantes e os desafios dos momentos difíceis

Muitas vezes até sem que tenhamos consciência sobre como pensamos, nossos pensamentos definem como participamos. E esses são alguns padrões de pensamentos que normalmente não ajuda e determina o fracasso de qualquer empreendimento. O que para uns é crise para outros é oportunidade

Olha como são esses pensamentos: 1.Quando alguém (o universo, seus pais, o governo, ou até Deus) fizer alguma coisa então serei feliz e resolverei meus problemas. A sua participação não é uma opção. E se a culpa no momento é de outrem, você está certo e parado. Quanto tempo mais quer ficar assim? 2. Por que não consigo? Seja qual for a resposta, você estará certo. E continuará não conseguindo. 3. Será que eu mereço? Se pensa se perguntando isso é porque acha que não merece, enquanto for assim, nada irá acontecer e não irá merecer mesmo. 4. Ainda não é tempo, na hora certa farei. A melhor hora é sempre agora. Participação é igual valor, na mesma proporção. 5. Será que sou a pessoa certa? O que é pessoa certa? O que você pode fazer para ser a pessoa certa? 6. Não posso assumir esse risco. Pensando assim até ir à padaria é arriscado. Só temos como certeza a mudança. Manter o padrão atual é que é o verdadeiro risco. 7. Será que consigo? Será? Só há um jeito de descobrir: fazendo e mudando a forma como você participa. Hoje você não está conseguindo ou nem está experimentando? Se você não chutar o pênalti, nunca saberá se teria feito ou não o gol.

Bem, o que isso significa? Minha forma de pensar é: Tenha foco naquilo que você quer, mude as perguntas que você vive se fazendo, mude as respostas que obtêm todos os dias e procure ajuda, seja diferente todos os dias. Ainda dá tempo! Vamos?

Os desafios dos momentos de crise!

O que para uns é crise para outros é oportunidade. O empreendedorismo no Brasil ainda vive a sua infância. Aqui nós temos juros altos, tributos excessivos. Só isso seria suficiente para desanimar qualquer pessoa que tem foco em negócios. No entanto, apesar das dificuldades, nossa economia teima em crescer, nossa indústria insiste em se manter competitiva e há sempre alguém disposto a assumir o risco do progresso. A palavra crise nos ideogramas japoneses e chineses coloca a mesma palavra entre adversidades e oportunidades. Quem nasce na crise tem chances maiores de sobrevivência. O Brasil já deu aula sobre inflação. Aprendemos aqui a especular menos e produzir mais.

Peter Drucker já falava que o Brasil prima pela versatilidade e poder de adaptação, o que credencia o país a aproveitar novas oportunidades. Prezados amigos, hoje nós temos que ter mais atenção aos pequenos negócios. Startups estão surgindo a cada segundo e muitas irão vingar.  Nos Estados Unidos as jovens empresas foram responsáveis pela geração de 90% dos empregos nos últimos vinte anos e por 95% das inovações radicais e ainda 50% das inovações tecnológicas desde a segunda guerra mundial. No Brasil as pequenas empresas representam 98,7% do total e criaram 96% dos empregos nos últimos cinco anos. É só acompanhar as pesquisas do SEBRAE.

Será então o empreendedorismo uma loucura? A diferença entre um louco e um empreendedor bem-sucedido é que este pode convencer os outros a compartilhar de sua visão. Esta é a força fundamental para empreender. Nosso maior problema por aqui é o adiamento das reformas por causa da necessidade de votos. E também, por outro lado, muitos empreendedores foram à falência por desconhecer conceitos básicos até de contabilidade. Hoje, as empresas de sucesso são cada vez menores, mais especializadas, mais eficientes e, sobretudo mais rápidas. Lembro aqui as palavras de Jack Welch quando era presidente mundial da GE disse que gostaria de ver a gigante General Electric com a velocidade de uma pequena empresa.

O maior desafio dos momentos de crise é vencer a desconfiança da própria crise que está mais na cabeça das pessoas do que a própria realidade.  A constatação é que existem chances e não importa se elas são maiores ou menores, o que importa é que elas existem então seja protagonista de suas próprias chances. Vamos lá, ou você pensa apenas em sobreviver, em conseguir qualquer coisa ou em ser empreendedor de verdade, criando um negócio que faça muito sucesso então neste caso, não tem plano B ou plano C, dê o seu melhor, tenha foco, visão e ação e á em frente. E isso também é assim se você estiver trabalhando para alguém.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: