À RISCA
Em um discurso curto e incisivo, meia hora, Donald Trump assumiu ontem o governo do país mais poderoso do mundo. Para vibração da maioria que o elegeu reafirmou todas as prometidas intenções extremas e belicosas.
FEROZ
Trump quer seu país mais armado, reafirma retomar o controle do Canal do Panamá para aumentar custos de transporte para países que competem com os EUA; combater a entrada e expulsar ilegais. E disse que para ele “há apenas dois gêneros: o masculino e o feminino”.
MODALIDADE
Se tem aumentado é porque os marginais obtêm resultados. Roubos de placas, cruzes e outros adereços de bronze estão comuns em cemitérios. Roubaram até a placa do túmulo do pai do repórter Amaro de Oliveira (TV Maringá Band), em Mandaguaçu.
PARA ELAS
A Assembleia Legislativa promoverá evento para políticas recém eleitas. Dias 19 e 20 para instruir como trabalhar e representar a mulher paranaense no Executivo e no Legislativo.
MAIS PMs
O governador Ratinho Junior informa que neste ano realizará um concurso público para engajar novos 2 mil soldados e 600 bombeiros militares. “Este é mais um passo para reforçar a segurança pública no Paraná”, afirmou.
E A CULPA É DO….
Maringá registrou recorde de multas de trânsito em 2024: 422.401 (só até novembro), média de 53 por hora, quase 1.300 por dia. Erram os que culpam o prefeito Ulisses Maia. Os radares não correm atrás dos motoristas e motociclistas para multar.
OSTENSIVIDADE
Na minha humilde opinião, a partir do momento que tivermos uma normalidade de guardas de trânsito nas ruas acontecerão menos excessos de velocidade, de acidentes e de atropelamentos – que estão aumentando de forma preocupante.
RECLAMAÇÕES
Alguma coisa está errada na administração do trânsito de Maringá. As primeiras reclamações de motoristas e motociclistas: está cada dia mais complicado, perigoso e só vai aparecer um guardião de trânsito se for chamado por conta de algo grave.
AUSENTES
Não sei qual é o número da tropa (quem souber me informe), mas guarda de trânsito é coisa rara em Maringá. Essa ausência estimula a existência de muitos neandertais no tráfego de Maringá, com destaque para motociclistas. Para muitos – a gente vê todo dia – as placas de velocidade e os semáforos estão nas ruas apenas para outros motoristas.
TIPO
O tipo de infração mais comum no nosso tráfego é o excesso de velocidade. 261 mil infrações. Milhares de multas sequer serão pagas por serem de “piseriinhos”, carros e motos irregulares, furtados ou atolados em multas impagáveis.
PÉ NA TÁBUA
Esses andam mesmo acelerados, como os traficantes nas rodovias, por que se forem pegos perdem os veículos. A existência de grande número deles também denuncia falta de efetivo e de aparelhamento da guarda de trânsito.
INTERNET
Os ilegais têm até ponto de contato e alerta em plataforma digital. Se houver uma blitz policial, em menos de meia hora nenhum “piseirinho” passa mais pelo local. E se algum é pego faz aquele “carnaval”: se diz honesto, trabalhador, o veículo é o ganha pão dele, etc.