A Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro (MILTe) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promovida pelo curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da instituição, é um evento que se destaca anualmente na programação cultural local, consolidando-se como um dos principais acontecimentos teatrais da cidade.
A edição correspondente ao segundo semestre deste ano será realizada entre os dias 25 de janeiro e 02 de fevereiro de 2025, no Teatro Universitário de Maringá, situado no bloco O-08 do Campus Sede da UEM.
Com uma programação variada, gratuita e aberta à população, a MILTe tem como intuito compartilhar com a comunidade interna e externa os resultados artísticos e pedagógicos das produções feitas pelas pessoas discentes no decorrer do semestre letivo. Na presente edição, além dos espetáculos e debates produzidos pelos alunos, a MILTe traz atrações de artistas convidadas.
Nos dias 27 e 28 de janeiro, das 14h às 18h, ocorre a “Oficina Introdução ao Sistema de Stanislávski | Os elementos orgânicos da ação”, ministrada por Michele Almeida Zaltron, especialista no assunto. No dia 28, às 17h30 será apresentada a performance ecopoética “Polifonias – variação 4 | O voo começa nos pés”, dirigida por Zaltron e Susana Fuentes, que também faz parte do elenco. Para se inscrever para a oficina, é preciso preencher o formulário de inscrição que será disponibilizado no site no Instagram do curso de Artes Cênicas, onde também é possível conferir a programação completa da MILTe. O espetáculo de abertura da mostra é “A cada qual seu papel”, uma adaptação da dramaturgia “Seis personagens à procura de um autor”, de Luigi Pirandello. A peça é resultado da montagem final dos estudantes do curso de graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro. A trama corresponde em um ensaio inusitado de teatro que é invadido por cinco personagens. Com isso, a situação gera tensões entre os integrantes da companhia e esses seres que buscam a encenação das vidas. Os aspectos sentimentais da vida das personagens se misturam a questões filosóficas do próprio fazer teatral. A estreia está marcada para o dia 25, às 19h30, no Teatro Universitário de Maringá.
Redação JP
Foto – ASC