Ontem, a Secretaria de Saúde retomou a vacinação contra a Covid-19 em 33 Unidades Básicas de Saúde ofertando doses para crianças de 6 meses a 4 anos e pessoas com 12 anos ou mais.
Os imunizantes estão disponíveis em todas as UBSs de Maringá, exceto nas unidades Vila Operária e Iguaçu e para receber a vacina, é necessário apresentar o CPF e a carteirinha de vacinação.
O município recebeu doses atualizadas da vacina, com 2.480 da Pfizer Baby e 3.500 da Zalika, para proteger a população contra as cepas mais comuns do vírus. No entanto, não podem ser aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. A Secretaria informa que, no momento, não há vacinas disponíveis para essa faixa etária.
Os imunizantes são enviados pelo Ministério da Saúde aos Estados, que os distribuem às cidades com o objetivo de reduzir casos graves e óbitos em decorrência da Covid-19.
De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, houve uma mudança importante com a exclusão de idosos e gestantes do grupo Especial de Vacinação. “As vacinas contra a Covid-19 recomendadas pela Organização Mundial da Saúde são altamente eficazes na prevenção de casos graves, hospitalizações e óbitos. Por isso, é fundamental que todos mantenham o esquema vacinal atualizado e continuem se protegendo”.
A secretaria explica que o público especial para vacinação inclui: pessoas com 12 anos ou mais vivendo em instituições de longa permanência; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas imunocomprometidas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades; pessoas em situação de privação de liberdade e seus funcionários; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.
Já o Calendário Nacional de Vacinação de Rotina abrange crianças de 6 meses a 5 anos, que devem receber três doses; pessoas com 60 anos ou mais, que devem receber uma dose a cada seis meses; e gestantes, que devem receber uma dose por gestação.
Redação JP
Foto – Reprodução