Início Maringá Inscrições abertas para Vestibular de Cursos EaD da UEM

Inscrições abertas para Vestibular de Cursos EaD da UEM

No sistema, os alunos conseguem visualizar a nota e já optar pelo curso ou universidade desejados conforme a pontuação | (Lucas Fermin)

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação a distância (EaD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já estão abertas. Os candidatos têm até o dia 12 de fevereiro para se inscrever, com o pagamento de uma taxa de R$ 50. Todo o procedimento deve ser feito de forma totalmente online, por meio do site oficial do vestibular da UEM.

Em 2024, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – programa federal que viabiliza cursos EaD em Instituições de Ensino Superior Públicas -, a UEM oferece seis opções de graduação. As graduações serão oferecidas em 27 Polos de Apoio Presencial espalhados por todo o Estado. As aulas ocorrerão totalmente on-line, com a presença exigida somente para avaliações e estágios. Com isso, os cursos ofertados são: bacharelado em administração pública; licenciatura em ciências biológicas; licenciatura em história; licenciatura em letras português/inglês; licenciatura em pedagogia; tecnologia em gestão pública (início das aulas no segundo semestre de 2025).

Uma das novidades deste ano é a reformulação do processo seletivo, que agora ocorrerá por meio de uma redação on-line, com tamanho de 1.000 a 1.250 caracteres.

Segundo a diretora do Núcleo de Educação a Distância da UEM, professora Fabiane Freire França, as mudanças foram elaboradas para atender às demandas dos polos UAB e tornar o vestibular mais acessível. “A taxa foi reduzida para R$ 50, e o formato on-line elimina a necessidade de deslocamentos, oferecendo maior inclusão e praticidade para os candidatos.”

Os candidatos deverão apresentar o histórico escolar que comprove a conclusão do ensino médio e fazer a redação no dia 23 de fevereiro, de modo remoto. O resultado será divulgado no dia 13 de março. As aulas começarão em 10 de abril, exceto para o curso tecnólogo em gestão Pública, que começará no segundo semestre.

O coordenador da UAB-UEM, professor José Ricardo Falco explica que a EaD da UEM mantém a tradição acadêmica de excelência. “O corpo docente é o mesmo dos cursos presenciais, e o modelo pedagógico é focado na interação contínua entre alunos, tutores e professores, com materiais didáticos elaborados para proporcionar uma experiência de aprendizado completa e integrada.”

APROVA PARANÁ UNIVERSIDADES

O prazo para os estudantes se cadastrarem no Aprova Paraná Universidades termina amanhã. O programa é destinado a alunos de todas as escolas públicas que concorrem a 20% das vagas nas sete universidades estaduais do Paraná. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM) são 754 vagas.

No sistema, os alunos conseguem visualizar a nota e já escolher pelo curso ou universidade desejados, segundo a pontuação. Uma ferramenta foi desenvolvida para ser intuitiva e acessível para facilitar o processo de inscrição, acompanhamento e seleção dos candidatos que se encaixam nas cotas de escola pública, alinhando-se com a política de inclusão e diversidade das universidades estaduais. O único critério de eliminação no programa é o aluno não ter zerado na redação.

As inscrições devem ser realizadas pela internet. Além disso, o aluno será o único a ter acesso a suas notas com pesos diferentes, dependendo do curso escolhido.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE  O primeiro critério de desempate é a idade, porém, se eventualmente os dois ou mais estudantes tiverem nascido no mesmo dia e ano, o próximo critério será a análise documental junto à universidade, porque o que irá contar é a renda familiar.

Redação JP
Foto – Lucas Fermin

COMPARTILHE: