As crianças acolhidas no Abrigo Municipal participaram de atividades do projeto Férias nas Bibliotecas. Isso foi possível por causa de uma ação integrada entre as secretarias da Criança e do Adolescente, de Assistência Social e da Cultura. A iniciativa busca estimular a criatividade, imaginação e curiosidade das crianças em um ambiente cultural e educativo.
Com o tema “Férias Divertidas”, a programação incluiu a oficina “Telefone com Fio” e a contação de histórias baseada no livro “Telefante Sem Fio”, do escritor Adriano Messias. As crianças também participaram de uma apresentação de teatro de bonecos feita por alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A peça teatral retratou a importância da escovação dentária e promoveu orientações práticas a respeito da saúde bucal, com foco na prevenção de doenças como cáries, gengivite e periodontite.
“Essa parceria entre as secretarias municipais é uma forma de promover momentos de lazer e aprendizagem para as crianças acolhidas no abrigo, ampliando o acesso delas a atividades socioculturais”, explica a secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente. Ela revelou o compromisso da Cidade com o cuidado integral das crianças, com iniciativas que vão além da assistência básica e incluem saúde, educação, cultura e cidadania. O Abrigo Municipal de Maringá acolhe temporariamente crianças em situação de vulnerabilidade e que as famílias enfrentam dificuldades para exercer o papel de cuidadores. O serviço funciona conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e representa uma medida de proteção para reconstrução de vínculos familiares e comunitários.
Redação JP
Foto – Reprodução