PARCERIAS
Prefeito, secretários e chefes de vários órgãos estaduais participaram de uma reunião de trabalho ontem de manhã na ACIM. Foram feitas apresentações pessoais e de demandas do município que dependem de trabalho e apoio do Estado.
CONTORNO
Entre essas demandas está a necessidade de transferir duas torres de energia elétrica da Copel e federal. Só depois será possível duplicar, fazer canteiro central e acostamentos no Contorno Sul, a via maringaense que mais mata em acidentes.
MAIS
O prefeito também falou da necessidade de ampliar a pista e o terminal do aeroporto para receber cargas internacionais, implantar uma escola de sustentabilidade e bio construção no Bosque das Grevíleas, fazer novos viadutos e rotas alternativas de acesso a Maringá.
IM…PACIENTES
A Comissão de Prevenção à Violência contra o Médico do Conselho Regional de Medicina do Paraná acaba de divulgar um mapa da violência. No caso contra uma profissão específica, a dos profissionais que curam e salvam vidas de pessoas.
NÚMEROS
Maior cidade, Curitiba está em primeiro lugar na violência contra médicos: 163 casos nos últimos três anos. Em segundo lugar, Maringá, com 49; depois vem Londrina, com 46. Foz do Iguaçu 44, Cascavel 30, Ponta Grossa 24, Pato Branco e Rolândia 18 cada uma.
MÁ ADMINISTRAÇÃO
As agressões ocorrem principalmente nos serviços públicos. Protagonizadas por parentes de pacientes desesperados pela demora no atendimento. Segundo a classe, a culpa não é dos médicos, e sim dos serviços mal administrados, carentes e pouco eficientes.
PLANEJAMENTO
Gestores de cidades vão se reunir nos dias 21 e 22 de março em Maringá. O foco, tema, será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
ENVOLVIMENTO
A conferência quer mobilizar lideranças populares para debater, propor e avaliar. Os participantes debruçarão sobre temas como planejamento urbano, gestão de políticas públicas, financiamento, sustentabilidade, emergências climáticas, transformação digital e mobilidade.
PARTICIPAÇÃO
Essa conferência é tão importante que o número de participantes está limitado a 420 pessoas. 370 reservadas para delegados, distribuídas proporcionalmente entre os segmentos participantes. As demais serão preenchidas por observadores, palestrantes e convidados. As inscrições estão abertas.
BAGUNÇA
Ontem na Vila Operária o motorista de vistoso BMW dirigiu duas quadras na contramão só para evitar dar a volta no quarteirão.
OUTROS
Fora das avenidas, motocicletas, ciclistas e condutores de veículos elétricos também acham comum rodar na contramão para economizar esforço, combustível e bateria. E quem precisa tomar cuidado é o motorista que roda obedecendo a sinalização.
MADEIRAAA
Boa parte das quedas de árvores em Maringá abala diretamente o bolso de cada maringaense. Só no ano passado as quedas sobre veículos, muros, casas, estabelecimentos, somou indenizações totalizando R$ 1,6 milhões.
GOLPE & VIOLÊNCIA
Se você está anunciando veículo para venda, fique esperto com interessados. Em Sarandi um falso comprador sequestrou e roubou inclusive cartões de crédito de um casal de idosos que foi abandonado longe da cidade.