Início Notícias Gerais Parlamentares participam de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do...

Parlamentares participam de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Em solenidade realizada nesta quarta-feira (22), conselheiro Ivens Linhares assumiu a presidência do órgão para o biênio 2025-2026.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais participaram nesta quarta-feira (22) da solenidade de posse da nova cúpula diretiva do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para o biênio 2025-2026. O conselheiro Ivens Linhares assumiu como novo presidente do órgão. O conselheiro Ivan Bonilha foi empossado como vice-presidente; já o conselheiro Durval Amaral é o novo o corregedor-geral. Os três foram eleitos por unanimidade em outubro do ano passado.

Durante a solenidade, o presidente da Assembleia destacou que a relação entre as instituições deve ser harmoniosa e constante. Para Traiano, o TCE é importante para orientar iniciativas que envolvam recursos financeiros e processos licitatórios públicos. “É importante salientar que sempre tivemos uma excepcional relação com o Tribunal de Contas. O novo presidente é um homem extremamente preparado e um constitucionalista por excelência. Tenho convicção de que o Tribunal estará em boas mãos com um profissional que vem de dentro do próprio Tribunal”, salientou.

O deputado Alexandre Curi afirmou que esta será uma administração marcada pelo compromisso com o controle e a melhoria da qualidade do serviço público. “Teremos um grande relacionamento entre o Poder Legislativo e o Tribunal de Contas, com todo o respeito à independência e através do diálogo. Isso é fundamental para o desenvolvimento do Paraná. Para mim, é uma honra estar aqui como próximo presidente da Assembleia após recebermos o Selo de Diamante de Transparência. A Assembleia do Paraná é o ente público mais transparente do Estado, com um índice máximo de 95% de transparência. Apenas quatro Assembleias do Brasil receberam este Selo, que faz parte de um estudo feito pelos tribunais de contas do país”, disse.

Já o novo presidente da instituição reforçou que o órgão vai atuar na orientação do gestor público. “O Tribunal de Contas tem entre as suas competências ações fiscalizatórias e punitivas, mas o mais importante é prestarmos essa orientação. Pretendemos dar ênfase na fiscalização das políticas públicas justamente naquilo que diz respeito aos serviços prestados à população nas áreas de educação, saúde e assistência social. Esta vai ser a diretriz da nossa gestão, procurando envolver também o controle social para que a população tome conhecimento das ações fiscalizatórias do Tribunal de Contas”, explicou Ivens Linhares.

A cerimônia de posse contou com a presença dos deputados Alisson Wandscheer (Solidariedade), Anibelli Neto (MDB), Do Carmo (União), Artagão Júnior (PSD), Nelson Justus (União), Moacyr Fadel (PSD) e Luiz Claudio Romanelli (PSD). Também participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o senador Sérgio Moro, deputados federais, além de secretários de estado, conselheiros do TCE-PR e de diversas autoridades de outras instituições estaduais.

Currículo

Bacharel em Direito com especialização em Direito Público, Ivens Zschoerper Linhares é curitibano e tem 55 anos. Ingressou no TCE-PR em 2005, aprovado em concurso público para auditor, cargo que passou a ser denominado conselheiro-substituto a partir da Lei Complementar Estadual nº 264/2024. Desde 2014, ocupa a vaga de conselheiro reservada para a carreira. Foi o vice-presidente do Tribunal na gestão atual, cargo que também ocupou no biênio 2015-2016. Foi ainda corregedor-geral no biênio 2019-2020.

Lei

A eleição do TCE no ano passado foi a primeira sob a vigência da Lei Complementar Estadual nº 264/2024. Aprovada pela Assembleia, a norma antecipou a votação para a última sessão ordinária do Tribunal Pleno no mês de outubro do último dos dois anos de mandato do presidente do TCE-PR. Até a eleição anterior, realizada em 2022, a votação ocorria na última sessão de dezembro do ano de encerramento do mandato. O objetivo da antecipação é de assegurar mais tempo para a transição de gestões do Tribunal. Segundo o órgão, a medida favorece a continuidade dos trabalhos, a governança, a transparência e a efetividade das atividades administrativas e de controle externo.

ALEP

COMPARTILHE: