Nas férias há um aumento no tráfego de pessoas nas estradas, praias e pontos turísticos, o que leva a um crescimento nos acidentes e, consequentemente, na demanda por sangue nos hospitais. No entanto, é comum que as doações de sangue diminuam nesse período. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pede que a população agende e faça doações de sangue em todas as regiões do Paraná. Na 15ª Regional de Saúde não tem tipo de sanguíneo específico e o agendamento deve ser realizado pelo site da Sesa.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, totalizando três doações ao ano.
Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). “Queremos pedir para aqueles que já doaram que continuem doando. Precisamos de mais sangue nos nossos hemonúcleos e hemocentros neste período de verão para atendermos os hospitais onde as pessoas mais precisam de uma transfusão, por isso queremos pedir mais uma vez a solidariedade, que é uma marca muito forte dos paranaenses, nessa missão de salvar vidas por meio da doação de sangue”, explica o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Redação JP
Foto – Gilson Abreu/AEN