Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

MAIS 

O Brasil iniciou testes para viabilizar uma “nova” gasolina com 30% de etanol. Atualmente essa adição é de 27,5%, uma mistura que já é prejudicial para os veículos fabricados para rodar só com gasolina.

BOLSO

Quem acompanha o governo sabe que tudo que apresenta embute algo que vai ferrar ainda mais o bolso dos brasileiros. No caso, aumenta o álcool, mas o preço da gasolina composta vai continuar caro.

AVENIDA

Já tem gente reclamando. É que está acostumada a fugir do tráfego complicado da Avenida Colombo através da Avenida Paranavaí. E essa via, conforme placas indicativas, vai ter apenas um sentido, mão saindo da cidade.

PLANEJAMENTO

Outras vias próximas também terão novos sentidos de direção. Tudo faz parte de um planejamento para melhorar o tráfego em Maringá.

PODIA SER PIOR…

Apesar de localizada na rota do tráfico, muito próxima do Paraguai e com falta de efetivo policial, Maringá ainda é uma cidade grande com boa qualidade de vida, pouco importunada pela violência do crime organizado.

EXEMPLOS

Levantamento oficial envolvendo 433 confrontos entre bandidos e policiais, militares, civis e municipais em 2024, pauta uma relação das cidades que registraram mais óbitos e Maringá não se “classificou” nem entre as dez primeiras.

VIOLÊNCIA

Nos 433 tiroteios, 413 pessoas morreram e 109 ficaram feridas, números anuais que só perdem para 2019 quando foram 488 os óbitos. Por ser sempre a primeira chamada, a Polícia Militar foi a que mais participou de confrontos: 424, 97,9%.

OUTRAS

Em segundo lugar a Polícia Civil, mais uma força de investigação, com 5 óbitos, 1,2% do total. E em terceiro a Guarda Municipal, 4 mortes, 0,9%.  

TENDÊNCIA

Uma observação: as GMs vão subir nas estatísticas nos próximos anos. Razão: são as forças policiais que mais ganham integrantes no esforço das prefeituras para reforçar a segurança pública. Com as guardas, os prefeitos deixam de depender da segurança oferecida pelo Estado.

PROTOCOLOS

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná destacou que as forças de segurança seguem protocolos rigorosos de treinamento e que o uso de armas de fogo é “sempre o último recurso, diante de uma agressão injusta e iminente contra policiais ou terceiros”.

RELAÇÁO

Maior, metrópole, Curitiba lidera o número de mortes em confrontos; 98. Depois em Londrina, com 43; São José dos Pinhais: 15 mortes; Foz do Iguaçu: 15 mortes; Colombo: 15 mortes; Cambé: 12 mortes; Ponta Grossa: 11 mortes; Cascavel: 11 mortes; Almirante Tamandaré: 10 mortes.

CARACTERÍSTICAS

Entre as 413 mortes, 99% das vítimas eram homens, raras as mulheres envolvidas em refregas violentas com tiros. A faixa etária mais atingida foi de 30 a 34 anos, embora haja impressão de que menores e pessoas com idades próximas dos 20 anos sejam maioria dos bandidos.

VIOLENTOS

Ocorre que duram acima dos 30 anos somente os bandidos considerados mais cascudos, sobreviventes de outros episódios de violência. Como a maioria é composta por “profissionais”, se envolvem em grandes assaltos e tráfico de grandes volumes, armados com artilharia pesada.

COMPARTILHE: