A Secretaria de Educação desenvolveu um plano estratégico visando assegurar a distribuição de uniformes e kits escolares aos estudantes da rede municipal. As licitações para a compra dos materiais referentes ao ano letivo de 2025 começaram em 2024, mas não foram concluídos. A prefeitura está organizando kits com materiais escolares e uniformes utilizando os itens disponíveis em estoque.
“O plano de ação montado é uma medida emergencial para que as crianças recebam os materiais escolares para o início das atividades até a conclusão da aquisição dos kits. Da mesma forma, vamos garantir de forma imediata a entrega de uniformes para novos alunos que vão ingressar na rede municipal até que o processo licitatório seja finalizado”, explica o secretário de Educação, Fernando Brambilla.
Os uniformes escolares para os anos letivos de 2025 e 2026 são licitados por meio do pregão 189/2024, publicado em setembro de 2024. O processo reúne quatro lotes, cada um formado por peças específicas do kit de uniforme. O lote 1 engloba os itens camiseta com manga e camiseta sem manga. Depois da análise das peças, a empresa vencedora foi desclassificada por não apresentar os itens dentro da qualidade prevista. O parecer foi publicado em 19 de dezembro. Neste caso, a gestão pública chamou a segunda colocada da licitação, que deve apresentar as peças-piloto para aprovação.
O lote 2 com os itens bermuda, short-saia, agasalho e calça teve as peças-piloto aprovadas e a prefeitura começou o processo de compra. Já referente aos lotes 3 (body e bermuda infantil) e lote 4 (blusa de lã), as peças apresentaram inconformidades. O licitante enviou as peças com correções e o município analisa os itens. Diante da não conclusão do processo licitatório para a compra dos uniformes, a municipalidade montou kits com itens de anos anteriores para atender parte dos alunos deste ano, especialmente estudantes que vão ingressar no 1º ano do ensino fundamental ou novos alunos da rede municipal e que ainda não tenham uniforme de anos anteriores.
A Cidade está, atualmente, com 1.164 crianças na fila de espera por vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), de acordo com dados atualizados até terça-feira. As inscrições para os pais que desejam colocar seus filhos na lista de espera para matrícula nos CMEIs terminam hoje e é importante que aqueles que ainda não se inscreveram se atentem ao prazo final.
A lista de espera é destinada a pais que desejam transferir seus filhos de uma instituição para outra, além de aqueles que vêm de outras cidades e buscam uma vaga na rede municipal pela primeira vez.
A Cidade possui um total de 1.330 vagas disponíveis nos CMEIs, além de 372 vagas adicionais adquiridas por meio de um projeto de compra de vagas em escolas particulares. A secretaria informa que todas as crianças na lista de espera serão acolhidas.
Além disso, o município prevê uma expansão significativa na oferta de vagas nos próximos anos. Até o final de 2025, a expectativa é de que a rede pública da Cidade consiga ampliar até 700 novas vagas, com a construção de novas unidades educacionais e a ampliação das existentes.
Alexia Alves
Foto: Arquivo – Reprodução