Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

NA CAPITAL

O novo Legislativo de Maringá esteve representado, ontem, em duas importantes posses na capital do Estado: de Alexandre Curi, novo presidente da Assembleia Legislativa, e de Lídia Maejima, primeira mulher na presidência do Tribunal de Justiça.

EX-PRESIDENTE

Convidado para prestigiar as posses, o vereador Mário Hossokawa foi motivo de muitos murmúrios na sessão de abertura do ano legislativo em Maringá. Não foi “protesto” como alguns disseram.  

MUITO BEM

E sobre a sessão da Câmara de Maringá, muitos elogios para o presidente Sidnei Telles. Conduziu a reunião com leveza, calma, organizadamente, mas isso não significa que tudo é um mar de rosas.

PARTICIPATIVOS

O quadro maior, de 15 para 23 edis, prenuncia sessões aguerridas. Só de projetos de lei já estão prontos mais de quarenta, além de centenas de outras proposições.

ELAS

E a maior bancada feminina da história da Câmara local – cinco integrantes – já registra pelo menos duas com discrepância entre pontos de vista. Ao invés de unir a bancada vão brigar muito.

SECRETARIADO

Não se sabe ainda quais serão os posicionamentos dos atuais vereadores, mas a primeira prova será na sessão ordinária de amanhã. Foi convocado o secretário de serviços públicos, Vagner Mussio.

TEMPERATURA

Mussio é preparado, está trabalhando muito dia e noite, mas queixa nunca falta com relação a problemas herdados da gestão anterior. Árvores que estão para cair, matagais, lixões, buracos no asfalto, etc.

EXPERIÊNCIAS

Como foi dito pelo próprio prefeito Silvio Barros, ele fará viagens internacionais para buscar exemplos de administração pública em outros países. A primeira já está marcada: de 8 a 19 próximos, irá à Alemanha, Portugal e Inglaterra.

DIFERENÇA

Como já ocorreu em outros governos, quando regressa ele presta contas do que viu e que será possível implantar aqui. Bem diferente de outro governante que viajava a passeio.

ABANDONO

O engenheiro Hélio Costa Curta e empresários do Parque Industrial 200 reclamam de nova paralisação da obra da PR 317. Já é a quarta ou quinta parada, não tem quem aguente!

SOCORRO

Segundo empresários do 200, há necessidade de intervenção política. Dizem que a empreiteira está para abandonar a obra e as empresas enfrentam dificuldades de acesso viário.

ANÁLISES

Assim como observadores analisam politicamente a primeira sessão da Câmara de Maringá, outros fazem isso com a posse de Alexandre Curi na Assembleia Legislativa do Paraná.

POSICIONAMENTO

Lá, análises com relação aos amigos e adversários no novo presidente que quer disputar logo o Governo do Paraná. Na mesa principal, destaque para Ênio Verri, acomodado em posição de honra.

COMPARTILHE: