Cinquenta e um jovens de Maringá celebram a conquista de vagas em faculdades da região, incluindo universidades públicas, como resultado do cursinho social Aprova.
A iniciativa da Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (Gerar) oferece, de forma totalmente gratuita, um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, revisando o conteúdo do ensino médio ao longo de 22 semanas de aulas.
O Aprova tem como objetivo fornecer a estudantes da rede pública uma preparação de qualidade para ingressar no ensino superior, utilizando uma metodologia que conecta o conhecimento acadêmico à realidade do dia a dia dos alunos.
Para Elizete Dreviski, coordenadora de projetos da Gerar, o sucesso desses jovens é um reflexo do poder transformador da educação. “Esses adolescentes mostraram que, com oportunidade, todos podem desenvolver seu potencial e alcançar seus sonhos”, destacou.
O projeto, que é referendado pela Unesco, já impactou centenas de jovens e está presente em 10 cidades, incluindo Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Itajaí. Em cada uma dessas localidades, o Aprova oferece aos jovens a chance de ingressar no ensino superior e conquistar um futuro promissor.
As inscrições para o próximo ciclo já estão abertas. Para participar, os interessados devem ter de 18 anos e ser estudantes da rede pública de ensino. O curso é 100% menos gratuito e acontecerá entre maio e outubro de 2025.
Os interessados podem se pré-inscrever no site oficial do projeto, fornecendo dados como nome, telefone e endereço. Em abril, os candidatos serão convocados para uma reunião com seus responsáveis legais e, caso aprovados, iniciarão as aulas em maio.
Alexia Alves
Foto – Reprodução